DSC_0063

Os agricultores familiares que fazem parte da Feira Agroecológica, realizada na Praça Rio Branco, no centro de João Pessoa, aproveitaram o momento, nesta terça-feira (17), para comemorar os oito anos da Lei estadual 9.781/2012, de autoria do então deputado estadual Frei Anastácio (PT), que institui o Dia Estadual de Combate ao uso de Agrotóxicos na Paraíba.

A data de comemoração é o Dia 19 de março, dia de São José. Porém, os agricultores e a Comissão Pastoral da Terra (CPT) resolveram aproveitar a realização da feira, que acontece duas vezes por mês, para comemorar a data e conscientizar a população sobre os perigos do consumo de alimentos produzidos com uso de agrotóxicos.

A coordenadora da CPT Nordeste II, Tânia Maria de Sousa, disse que a lei de autoria do então deputado estadual Frei Anastácio é um instrumento importante para alertar à população sobre os produtos cultivados com agrotóxicos. Segundo ela, o dia 19 de março, com a existência da lei, passou a ser uma data marcante na luta contra os agrotóxicos. 

Dia nacional de combate aos agrotóxicos

DSC_0061

Para Frei Anastácio, a lei é um alerta contra os venenos. “A partir da nossa lei, houve até mais incentivo para criação de novas feiras com produtos agroecológicos no Estado. Já são quase 50 feiras espalhadas pela Paraíba. Nós agora estamos tentando instituir o dia nacional de combate ao uso de agrotóxico, através de um projeto de lei do nosso mandato de deputado federal. O Projeto de Lei 2.196/2019, já foi aprovado na Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Câmara Federal”, disse o deputado.

O Dia Estadual de Combate ao uso de Agrotóxicos também tem a missão de despertar a população para o consumo de produtos saudáveis. Nas feiras agroecológicas, realizadas em várias cidades, os visitantes podem comprar frutas, legumes, hortaliças, comidas típicas, entre outros produtos ecologicamente corretos, cultivados sem agrotóxicos. Além disso, os agricultores entregam panfletos explicando a importância dos alimentos sem agrotóxicos.

DEIXE AQUI SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here