Assentados do médio Sertão paraibano participam de fórum, em Patos

Cerca de 50 agricultores de assentamentos do Médio Sertão paraibano participaram do 1º Fórum de Assentamentos da região, no Centro Diocesano Santo Antônio, em Patos (PB). O encontro foi promovido pela Cooperativa de Prestação de Serviços Técnicos da Reforma Agrária da Paraíba (Cooptera), entidade que presta assistência técnica a 39 assentamentos do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) no Médio Sertão.

Além dos assentados, participaram do fórum representantes do Incra, da Secretaria de Estado do Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca (Sedap), do Banco do Nordeste e do Instituto de Assessoria à CidadaniaFÓRUM INCRA e ao Desenvolvimento Local Sustentável (IDS), contratado para fazer a intermediação entre o Incra-PB e as entidades prestadoras de assistência técnica na Paraíba.

A programação do fórum contemplou temas importantes para o agricultor assentado, como: as modalidades de créditos liberados pelo Governo Federal para as áreas de assentamento, o programa Minha Casa Minha Vida, as várias linhas de crédito do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) e as políticas públicas voltadas para a agricultura familiar e para as áreas de assentamento.

“Eventos como este devem ser cada vez mais estimulados porque servem como um espaço democrático de discussões e de troca de saberes. Nos fóruns, os assentados e os técnicos discutem os problemas encontrados nas áreas de assentamento e propõem soluções a serem apresentadas aos órgãos e entidades competentes”, afirmou médico veterinário José Adriano Gomes da Costa, da Cooptera.

Leia também