Cerca de 50 agricultores de assentamentos do Médio Sertão paraibano participaram do 1º Fórum de Assentamentos da região, no Centro Diocesano Santo Antônio, em Patos (PB). O encontro foi promovido pela Cooperativa de Prestação de Serviços Técnicos da Reforma Agrária da Paraíba (Cooptera), entidade que presta assistência técnica a 39 assentamentos do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) no Médio Sertão.

Além dos assentados, participaram do fórum representantes do Incra, da Secretaria de Estado do Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca (Sedap), do Banco do Nordeste e do Instituto de Assessoria à CidadaniaFÓRUM INCRA e ao Desenvolvimento Local Sustentável (IDS), contratado para fazer a intermediação entre o Incra-PB e as entidades prestadoras de assistência técnica na Paraíba.

A programação do fórum contemplou temas importantes para o agricultor assentado, como: as modalidades de créditos liberados pelo Governo Federal para as áreas de assentamento, o programa Minha Casa Minha Vida, as várias linhas de crédito do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) e as políticas públicas voltadas para a agricultura familiar e para as áreas de assentamento.

“Eventos como este devem ser cada vez mais estimulados porque servem como um espaço democrático de discussões e de troca de saberes. Nos fóruns, os assentados e os técnicos discutem os problemas encontrados nas áreas de assentamento e propõem soluções a serem apresentadas aos órgãos e entidades competentes”, afirmou médico veterinário José Adriano Gomes da Costa, da Cooptera.

DEIXE AQUI SEU COMENTÁRIO

Please enter your name here

Please enter your comment!