Frei 1112

A Assembleia Legislativa realiza Audiência Pública, nesta quinta-feira (13), às 15h, no plenário principal, para discutir o papel e a importância dos profissionais optometristas para a população. A sessão é uma propositura do deputado estadual Frei Anastácio (PT). “Os optometristas são profissionais de extrema importância para a saúde visual da população, mas pouca gente sabe quem são e o que fazem”, disse o deputado.

Ele explica que esse nome meio complicado de se pronunciar, é de um profissional muito importante na linha de trabalho para que as pessoas vejam melhor. É esse profissional que proporciona a população, um atendimento amplo, de qualidade, equitativo e resolutivo na atenção e cuidado primário da saúde visual e ocular.

“Essa nossa Audiência Pública visa reunir profissionais de saúde e as autoridades competentes com a finalidade de discutir acerca da saúde visual e ocular no estado da Paraíba, sobretudo, com a atuação do profissional optometrista”, destacou.

O Optometrsita é o profissional da área da saúde, responsável pela avaliação primária da saúde visual e ocular. Está capacitado para identificar, diagnosticar, corrigir e prescrever soluções ópticas. Entre essas soluções estão óculos, lentes de contato, filtros, prismas, terapias e exercícios visuais. Sua formação permite, ainda, identificar uma alteração visual de ordem patológica ocular, como catarata, glaucoma, ou sistêmica, a exemplo de hipertensão e diabetes. Nesses casos, são responsáveis por encaminhar o paciente ao médico.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) fomenta que a Optometria é a primeira barreira contra a cegueira evitável no mundo.  Nesse sentido, cabe ressaltar que os erros de refração não corrigidos representam 80% dos problemas visuais no mundo. A perda da visão traz impacto significativo na educação da população e no desenvolvimento econômico.

 Limita as oportunidades e prejudica a qualidade de vida. A Optometria responde à demanda de atenção básica, colaborando no alcance do objetivo de cobertura universal da saúde. Isso representa prestação de serviços de atenção primária visual e ocular acessível e de qualidade. Para ser não optrometrista não é nada fácil.

“Esse profissional tem que reunir conhecimentos de física e biologia, além do interesse pela área da saúde. Outras características interessantes são: boa visão capacidade de observação, capacidade de organização, responsabilidade metodologia dinâmica gosto pelas pessoas, facilidade de diagnóstico e raciocínio rápido”, explicou.

DEIXE AQUI SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here