Resenha das atividades de Frei Anastácio durante a semana:
- Frei Anastácio defende projeto que estabelece plano nacional de reforma agrária;
- O parlamentar alerta que economia do Nordeste está sofrendo com manchas de óleo nas praias;
- Frei Anastácio elogia governador e polícia pela queda nos índices de violência na PB.
- Aprovado projeto de lei de Frei Anastácio que cria novo acesso rodoviário entre Paraíba e Rio Grande do Norte;
- Projeto de lei de Frei Anastácio propõe bolsa de estudo para filhos de agricultores.
Esses e outros assuntos estão na resenha, e no vídeo no final do texto.
——————————————————-
Frei Anastácio começou a semana participando da Sessão Solene do Congresso Nacional, para comemorar os 31 anos de promulgação da Constituição Federal. Esteve também na Audiência Pública da Comissão de Agricultura debatendo o tema: “O mercado Chinês e o Acordo Comercial com a União Européia para o Mercado Lácteo”. Ele participou também do Seminário da Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável sobre “As Pequenas Centrais Hidrelétricas e o Licenciamento Ambiental”.
Na comissão de direitos Humanos, Frei Anastácio e o deputado Valmir Assunção do PT da Bahia, foram os autores da Audiência Pública que discutiu denúncias de violência contra a comunidade geraizeira de Formosa do Rio Preto, na Bahia. Os geraizeiros são agricultores dos planaltos, encostas e vales do Cerrado. Eles também são vitima de grilagem de terra e ameaças de morte. Os dois parlamentares pediram providencias urgentes para o caso.
—————————————————————
Na comissão de Agricultura, Frei Anastácio teve relatório rejeitado em relação ao projeto de lei que dispõe sobre a obrigatoriedade da definição de metas anuais pelo governo, para o programa de Reforma Agrária. O relatório foi reprovado porque a base do governo não aceitou as críticas de que Bolsonaro abandonou a reforma agrária no Brasil.
O Projeto de Lei 1685/2019 é de autoria dos deputados Marcon (PT-RS), Valmir Assunção (PT-BA), Nilto Tatto (PT-SP) , João Daniel (PT-SE) e Carlos Veras (PT-PE).
———————————————————-
No plenário, Frei Anastácio disse que revolta da base de Bolsonaro, na Câmara Federal, depois de denúncias de possível ligação do presidente no Caso Marielle Franco, deveria ser contra a Rede Globo, e não contra os partidos políticos.
——————————————————————-
O parlamentar também fez um alerta de que óleo nas praias já está afetando a economia do Nordeste.
———————————————————-
Frei Anastácio também fez elogios ao trabalho das forças de segurança da Paraíba, e ao governador João Azevedo, pela queda nos índices de violência no estado. FALA
———————————————————–
O congressista fez ainda homenagem ao Dia do Servidor Público, no plenário da Câmara.
————————————————————–
O petista registrou também o aniversário de 74 anos de idade do ex-presidente Lula.
——————————————————————-
Frei Anastácio registra na Câmara, carta de padres e bispos em apoio a Dom Orlando Brandes, arcebispo de Aparecida.
——————————————————————
Dom Orlando foi muito criticando por falar sobre o dragão do tradicionalismo e a direita injusta e violenta.
—————————————————————–Na comissão de Viação e Transportes, frei Anastácio teve Projeto de Lei aprovado, para criar nova ligação entre PB e RN. A via começará em Remígio, no entroncamento com BR 104 e vai beneficiar muitos municípios. O novo acesso é de aproximadamente 148 quilômetros de extensão.
—————————————————————Também está tramitando na Câmara, o Projeto de Lei 5.525/2019, de autoria de Frei Anastácio, determinando que instituições de ensino da rede privada destinem até 10% de suas vagas, com bolsas de estudos integrais, para filhos de agricultores familiares.
——————————————————————