Deputado apresenta voto de aplauso à Comissão do Senado, pela defesa da preservação do forró

23658874_1563853023702677_3191089975035101447_n

O deputado estadual Frei Anastácio apresentou voto de aplauso à Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo do Senado Federal, pela audiência pública realizada em João Pessoa, no dia 10 deste mês, para discutir o forró como patrimônio imaterial do Brasil. A audiência pública foi realizada durante o Encontro Nacional dos Forrozeiros, no Espaço Cultural.

O deputado explicou que a comissão está percorrendo vários estados do país para discutir, com a população e com os artistas, a importância dessa manifestação cultural belíssima, genuína e rica, que fomenta principalmente a economia e valoriza o povo. A Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo é presidida pela senadora  Fátima Bezerra (PT/RN).

“Eu parabenizo o trabalho que a senadora Fátima         Bezerra está realizando, ao discutir  formas para preservar essa cultura tão importante que é o forró. E trazer a comissão ao nosso estado, durante um encontro de forrozeiros, foi uma ação muito acertada, uma vez que temos na Paraíba grandes nomes do forró”, disse.

23622425_1563853160369330_5116918895157834806_n

Além de deputados federais e estaduais, muitos músicos a exemplo de Pinto do Acordeon e Santana estavam presentes apoiando a iniciativa do Senado Federal, através da senadora Fátima Bezerra. “A Unesco já concedeu o título de Patrimônio Imaterial da Humanidade ao frevo pernambucano. Assim como, merecidamente, já foi feito com o frevo, é preciso que a mesma iniciativa aconteça com o forró.Defender o forró é preservar uma das expressões mais genuínas de identidade cultural do Nordeste e do Brasil.O forró faz parte de festividades tradicionais, como as festas juninas, e tem importância cultural e social o ano todo. Faz parte da nossa tradição, da nossa cultura”, afirmou o deputado.

Frei Anastácio relatou que o forró é um ritmo que está no sangue e no imaginário do Nordestino. O forró é divertimento. Isto já está dentro da palavra. Forró é uma abreviação de forrobodó, o que significa baile popular, arrasta-pé e também farra. Esse estilo de música é o retrato da cultura do Nordeste do Brasil. Está composto de vários elementos da música das feiras populares, mas também da tradição ibérica, africana e indígena.

“Graças a artistas como Luiz Gonzaga e Dominguinhos, o forro se expandiu pelo Brasil e é conhecido também no exterior. O forró é uma expressão musical que conta histórias,diverte, faz refletir e também promove o ralabucho e o arrasta pé. Tudo isso, através da melodia da sanfona, do triângulo e da Zabumba”, destacou.

Leia também