Deputado cobra ações do Dnocs para aumentar capacidade hídrica no Estado

O deputado estadual Frei Anastácio (PT-PB) cobrou, hoje (26), no plenário da Assembleia Legislativa da Paraíba que o Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (DNOCS), deveria aproveitar o momento de estiagem para realizar obras em açudes, barreiros e reservatórios de águas no Estado. “O DNOCS deveria estar se preparando para aumentar a capacidade de armazenamento de água do Estado, mas em vez disso, pouco ou nada está sendo feito”, lamentou o parlamentar.

Segundo Frei Anastácio, muitos açudes poderiam receber benfeitorias para quando a água vier, estarem prontos e poder abastecer por mais tempo municípios que hoje se encontram em total colapso hídrico. “Esses açudes estão precisando de limpeza, retirada de mato, desassoreamento e de melhoria nas suas estruturas e precisamos provocar o órgão, no intuito de começar a se mexer para quando as chuvas chegarem, mudar um pouco esse panorama do abastecimento de água, em especial, naqueles municípios que estão há mais de um ano sem água, sendo abastecido apenas por carros pipa”, frisou o deputado.

Especulação imobiliária litoral sul

pitimbu-praia-belaFrei Anastácio também falou sobre um problema em relação a terrenos em Praia Bela, orla do município de Pitimbu, que foram loteados pela prefeitura, na ex gestão, sem aprovação da câmara de vereadores do município. “A prefeitura, na gestão passada, passou os lotes para imobiliárias que venderam para terceiros e o problema está agora nas mãos do atual prefeito, Leonardo Barbalho, mas ele está fazendo de tudo para resolver esse problema”, frisou o parlamentar.

Depois de ser procurado por barraqueiros de Praia Bela, em que eles teriam sido notificados e despejados por ocupar uma área privada, o parlamentar solicitou reunião com a prefeitura de Pitimbu, a Superintendência do Patrimônio da União, Sudema, representantes dos barraqueiros. Depois de vários encontros,  se descobriu que os terrenos foram vendidos ilegalmente e que a atual gestão está trabalhando para solucionar a questão. “A especulação imobiliária é muito grande naquela região e temos que estar fiscalizando sempre para não ocorrer injustiças como essa dos barraqueiros de Praia Bela”, disse o deputado.

Leia também