Deputado diz que governo federal faz propaganda mentirosa sobre recuperação da economia

unnamed (4)O deputado estadual Frei Anastácio (PT) disse hoje, na Assembléia Legislativa, que o governo federal está fazendo propaganda de que a gestão está dando certo apresentando números do IBGE que são apenas expectativas para o mês de junho. “Como é que podemos acreditar em recuperação da economia, se em um ano o número de desempregados pulou de 12 milhões para 14 milhões. Não vamos levar ‘gatos por lebres’ ”, indagou o deputado.

De acordo com o deputado, o que se pode observar é que esse anúncio de recuperação da economia se trata, tão somente, de uma prévia do resultado do PIB (Produto Interno Bruto) a ser divulgado, de forma consolidada, pelo IBGE no início de junho. “O que está sendo propagado como recuperação consolidada da economia, nada mais é do que uma expectativa”, destacou.

O PIB, que é a soma de todos os bens e serviços produzidos no país, e que serve de instrumento para medição da evolução da economia nacional, no acumulado dos dois últimos anos, apresentou percentual consolidado de queda, na ordem de 7,5%.

“Estamos tratando de uma crise que supera a da década de 1930, que até então foi a mais aguda de toda a história da economia brasileira. Em relação ao mercado de trabalho, vimos que entre 2015 e 2016, foram fechados algo próximo a 3 milhões de postos de trabalhos formais. Atualmente, temos quase 14 milhões de desempregados”, afirmou.

O deputado argumentou ainda que em relação ao comércio, os dados ainda não mostram que haja uma recuperação em andamento. Por exemplo, no mês de março, verificou-se a maior queda dos últimos 14 anos em vendas. A indústria, mesmo tendo no mês de março mais dias úteis do que o anterior, fevereiro, apresentou queda em sua produção.Em relação à agricultura, a situação não é diferente. O setor primário da economia, especificamente, em relação à agricultura familiar, passa por situação difícil.

O governo federal tira incentivos importantes dos agricultores.  Na outra ponta, o PIB Agropecuário caiu em 2016, em relação ao ano anterior, 6,6%.Em síntese, a maturação dos resultados econômicos de hoje é fruto das ações dos investimentos empreendidos nos anos anteriores. “Como o ano 2017 vai apresentar resultados positivos que indicam uma expansão da produção, emprego e renda, se as iniciativas necessárias para isso não foram e não estão sendo empreendidas pelo setor produtivo brasileiro e pelo atual governo federal”, indagou o deputado.

Frei Anastácio explica que considera-se, ainda, que os resultados do IBC/BR, tão largamente comemorados pelo atual governo, para o próprio Banco Central, nem sempre mostram simetria com os dados oficiais do PIB. O Banco Central ainda informa que o IBC/BR não é medida efetiva dos dados oficiais do PIB, mesmo que tenha sido criado para medir uma prévia dos resultados da economia.

“Portanto, não vamos levar “gatos” por “lebres”. Nem tudo que esse governo golpista diz, deve ser considerado como verdadeiro. Corresponde, muito mais, à estratégia de marketing político para tentar passar a idéia de que está, supostamente, havendo melhorias na economia nacional”, afirmou.

Leia também