Deputado faz convocação para comemorações do Dia Estadual de Combate ao uso de Agrotóxicos

O deputado estadual Frei Anastácio (PT) fez pronunciamento hoje (18), na tribuna da Assembleia Legislativa convocando os deputados e deputadas e a população em geral para o Dia Estadual de Combate ao uso de Agrotóxicos, que será comemorado amanhã, em João Pessoa. A data, que foi criada pela Lei estadual 9.781/2012, de 8 de junho de 2012, de autoria de Frei Anastácio, será comemorada no Ponto de Cem Réis, das 7h às 14h. “Teremos uma feira com produtos agroecológicos, oficinas, além de atividades culturais”, informou o petista.

“Temos que lutar contra os agrotóxicos. “Hoje, cada brasileiro consume, por ano. cerca de 5 quilos de veneno nos alimentos que leva para casa”, alertou o deputado

A feira com produtos orgânicos vai reunir, em 66 bancas com frutas, legumes, hortaliças e artesanato produzidos por agricultores de 21 assentamentos da reforma agrária paraibanos: Jardim (Curral de Cima); Jaracateá, Novo Salvador e Boa Esperança (Jacarau);1º de Maio (Matureia); Padre Acácio Cartaxo Rolim (Malta); Dona Helena (Cruz do Espírito Santo); Padre Gino, Boa Vista, Rainha dos Anjos e Vida Nova (Sapé); Almir Muniz da Silva (Itabaiana); Dom José Maria Pires (Santa Rita); Nova Aurora e Campo Verde (Pedras de Fogo); Nova Conquista (Pilar); Apasa e Sede Velha do Abiaí (Pitimbu); Capim de Cheiro (Caaporã); João Gomes/Mucatu (Alhandra); e Dona Antônia (Conde); além dos acampamentos Marinas do Abiaí (Pitimbu) e Ponta de Gramame (João Pessoa).

O evento está sendo promovido pelo Incra/PB, a Comissão Pastoral da Terra (CPT), o Instituto de Assessoria à Cidadania e ao Desenvolvimento Local Sustentável (IDS), com apoio do mandato do deputado estadual Frei Anastácio e das entidades prestadoras de Ater em assentamentos paraibanos. Além disso, as comemorações contam com apoio da prefeitura de João Pessoa, várias entidades e órgãos públicos.

Manifestação de mulheres

O deputado também enalteceu, na tribuna da Assembleia Legislativa, a organização da quinta Marcha pela Vida das Mulheres e pela Agroecologia, realizada na cidade de Massaranduba, durante o final de semana. “Mais de três mil mulheres foram para as ruas, numa demonstração de força, organização e de que não suportam mais tanta violência”, disse o deputado.

O parlamentar disse que as mulheres estão cada vez mais se mobilizando em busca que políticas públicas contra a violência praticada contra elas. “Parabéns aos sindicatos e ao Polo Sindical da Borborema pela manifestação, que mostrou a conscientização de cada mulher que foi para as ruas reivindicar seus direitos”, destacou o deputado.

Leia também