86499881_2815965408491426_6451917051920384000_n

O deputado federal Frei Anastácio (PT) comemorou o fim da greve dos petroleiros, na tarde desta sexta-feira (21), depois de um acordo no Tribunal Superior do Trabalho (TST), mediado pelo ministro Ives Gandra Martins Filho, entre Petrobras e grevistas. “Essa mesa de conciliação, que pôs fim a greve, foi fruto de reunião, da qual eu participei, das bancadas do PT, PC do B e PSOL, no dia 18, com o ministro Ives Gandra, onde a reunião desta sexta-feira ficou garantida”, lembrou o deputado.

O parlamentar disse que até o ex-presidente Lula, que esteve em reunião com as bancadas do PT na Câmara e Senado, prestou apoio aos grevistas da Petrobras e vestiu uma camisa de petroleiro. “Tenho plena certeza de que se não fosse a ação de representantes das três bancadas que foram até o ministro do trabalho, Ives Gandra, essa greve não teria terminado. O que nós vemos são os partidos de esquerda lutando pelos trabalhadores e abrindo caminho para eles no Congresso Nacional e junto aos órgãos públicos. Isso é muito positivo. Parabenizo também o ministro  Ives Gandra, pela sua sensibilidade”, destacou.

PETROLEITOS

Com o acordo entre petroleiros e a Petrobras, ficou resolvida a divergência da tabela de turnos, e de dias parados, além das multas.
A mesa de conciliação prevê ainda que metade dos dias parados será descontada e a outra metade, compensada.

LULA

O acordo fez ainda a Petrobras aceitar rever a tabela de turnos e a estatal também vai reter R$ 2,4 milhões das mensalidades dos sindicatos, como forma de multa. Ficou prevista para a próxima quinta-feira, uma reunião para tentar resolver as demissões na Fábrica de Fertilizantes Nitrogenados do Paraná (Fafen), uma subsidiária da Petrobras. Esse era um dos principais motivos da greve.

Segundo Frei Anastácio, “a população brasileira e a própria Petrobrás, além dos petroleiros, são os grandes ganhadores com o fim dessa greve que durou 20 dias. Quero parabenizar os petroleiros que foram ignorados pela grande mídia, mas conseguiram resistir e fizeram o Brasil ver a importância que eles têm na produção de combustível em nosso país e merecem respeito”, afirmou o deputado.

DEIXE AQUI SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here