Deputado pede solução para abastecimento de água em Esperança, Itapororoca, Aparecida e Remígio

O deputado estadual Frei Anastácio manteve audiência com órgãos do governo do estado solicitando providências, urgentes, para resolver  problemas no abastecimento de água em Esperança, Itapororoca, Remígio e Aparecida. “Agradecemos a boa recepção que tivemos nas audiências e aos encaminhamentos dados”, disse Frei Anastácio.

O parlamentar teve audiências com o secretário de Infraestrutura do estado, João Azevedo, e com o engenheiro Porfírio Loureiro, diretor de acompanhamento e Controle da AESA. “Com João Azevedo solicitando o abastecimento de água para os municípios de Esperança e Remígio. Estivemos em Esperança no ano passado, com o governador para inaugurar o sistema de abastecimento, mas infelizmente não mudou muito para a população de lá. Faltou chuva para encher a barragem de Camará”, disse.

Solução para Esperança e Remígio

Segundo o secretário João Azevedo, uma solução já está sendo providenciada para amenizar o sofrimento desse povo de Esperança, a partir da água da barragem Vaca Brava. “Lá, será bombeada para a barragem de Cepilho, em Areia, em poucos dias, onde vai ter o tratamento para a distribuição aos municípios de Esperança e Remígio. Ao mesmo tempo, quando Camará juntar mais água, também passará a ser bombeada para Cepilho”, anunciou o deputado.

Itapororoca

O parlamentar garantiu que irá acompanhando diariamente essa programação. Itapororoca também entrou na pauta. “A população do município consome atualmente, água com alto índice de coliformes fecais, comprovado por análise da água. Água essa distribuída pelo município sem nenhum tratamento”, denunciou o deputado.

Frei Anastácio disse que ficou definida uma reunião, com a prefeita, vereadores, o mandato dele, CAGEPA e população para tratar da questão da água e a solução para que a população tenha em suas torneiras água própria para consumo.

Aparecida

Outro município que passa por dificuldades e Aparecida, no alto Sertão da Paraíba. “Não é de hoje também que Aparecida vem sofrendo com o desabastecimento de água. Várias reuniões foram propostas, mas precisamos chegar a uma solução em definitivo. A água que vem de Coremas e Mãe D’água consegue chegar em Aparecida, no entanto, existem alguns furtos de água no canal da redenção para irrigação e para criação de peixe. Precisamos garantir água para o consumo humano”, disse.

O deputado disse que esse problema foi tratado com o engenheiro Porfírio Catão Cartaxo Loureiro, diretor de acompanhamento e controle da AESA . “Tratamos de água para o consumo humano no Município de Aparecida e os Assentados da Reforma Agrária das Várzeas de Sousa. Ficou acertada visita de medição da vazão da água na saída de Coremas e chegada em Aparecida, com a realização de uma reunião para sexta-feira (18), nas Várzeas de Sousa, com técnicos da Aesa, o vereador João Neto e  a presidente do Sindicato rural de Aparecida,  Valéria e trabalhadores.Nosso mandato estará presente. Eu e o chefe de gabinete estaremos lá”, relatou.

O deputado agradeceu ao secretário João Azevedo, como também ao engenheiro Porfírio Catão Cartaxo,pela atenção dada e pela disposição de resolver os problemas.”Quero ainda lembrar que hoje, a partir das duas da tarde, teremos aqui neste plenário, uma sessão especial para comemorar o Dia do Trabalhador Rural. Teremos a presença de trabalhadores rurais de várias regiões do estado, representantes dos movimentos sociais do campo, entidades sindicais e de órgãos públicos”,afirmou.

Leia também