inbound6159577263292097897

O deputado federal Frei Anastácio (PT/PB) disse que o Dia do Índio, transcorrido hoje (19/04), simboliza mais do que nunca luta e resistência de 520 anos. ” Em toda história da democracia brasileira,os povos indígenas nunca foram tão atacados em seus direitos, como no atual governo”, lamentou.
O parlamentar relatou que os indígenas estão vendo seus direitos massacrados. “O Brasil tem um presidente que incentiva a grilagem de terras indígenas, incentiva o garimpo ilegal, o desmatamento e ainda diz que existe terra demais para pouco indio”, afirmou.

inbound1051632439201537719

Aumento de ataques

O congressista lembrou que no ano passado, esteve ao lado de um grupo de lideranças indígenas numa audiência no Ministério da Justiça e presenciou relatos tristes. “Os indígenas denunciaram o aumento assustador de perseguição feita por grileiros, espancamentos, estupros e assassinatos, depois que Bolsonaro tomou posse no cargo. Apesar disso, o governo não dá a atenção devida a esses problemas”, destacou.
O deputado relatou ainda que Bolsonaro além de afrouxar a fiscalização nas terras indígenas, chegou ao ponto de demitir do cargo um diretor do Ibama, por ele liderar uma fiscalização dura em terras indígenas, contra madeireiros e garimpeiros.

indios boa
“No período democrático brasileiro, esse é o pior momento vivido pelos povos indígenas. Hoje, além lutar pela preservação das culturas, pela demarcação de terras, pela preservação de direitos, os indígenas reivindicam o direito à vida. Dessa forma, coloco o nosso mandato à disposição dessa resistência que completa 520 anos. Eu parabenizo todos os povos indígenas pela resistência”, declarou.

DEIXE AQUI SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here