IMG_20200309_090014

Cerca de 600 trabalhadores e trabalhadoras rurais, de várias cidades paraibanas, ocuparam na manhã desta segunda (09), a Superintendência do Incra na Paraíba em busca de uma audiência com o superintendente da autarquia, Kleyber Oliveira da Nobrega.

A ocupação faz parte das lutas em alusão ao Dia da Mulher. O ato é um dos pontos da agenda de luta das mulheres camponesas ligadas à Comissão Pastoral da Terra (CPT) e ao Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST).

O deputado federal Frei Anastácio (PT) disse que o movimento é justo. ” O governo Bolsonaro destruiu a Reforma Agrária, e está acabando com todas as políticas que incentivam a produção nos assentamentos e na agricultura familiar. A situação é muito grave e precisa ser denunciada para a sociedade, através de manifestações como esta ocupação de hoje na sede do Incra da Paraíba”, disse o deputado.

IMG_20200309_093922_324

A pauta está relacionada ao retorno das políticas de Reforma Agrária, que estão praticamente paradas no Governo Bolsonaro. Entre os principais programas estão Fomento Mulher, Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), Programa Nacional de de Alimentação Escolar (PNAE), regularização das Declarações de Aptidão ao Pronaf, vistoria de áreas, fortalecimento da produção agroecológica, entre outros.

“Estamos reinvidicando pautas relacionadas à Reforma Agrária e também políticas de fortalecimento destinadas às mulheres. Temos objetivo de passar pelas esferas federais, aqui no Incra, e estaduais, na Secretaria de Desenvolvimento Humano, para atingir nossos objetivos”, comentou Cecília Gomes, coordenadora regional da CPT.

DEIXE AQUI SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here