Equilíbrio do Ser comemora aniversário com feira agroecológica

As comemorações de aniversário de fundação do Centro de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde, Equilíbrio do Ser, da Prefeitura da Capital, no conjunto dos bancários, em João Pessoa, serão marcadas pela realização de uma feira agroecológica, das 12 às 18h.

Segundo o deputado estadual Frei Anastácio, líder do PT na Assembleia Legislativa, que fez pronunciamento sobre o assunto nesta quarta-feira (4), a produção agrícola vem de 20 famílias dos acampamentos paraibanos Marinas do Abiaí, em Pitimbu, Ponta de Gramame, em João Pessoa e do assentamento Capim de Cheiro, em Caaporã.

Entre os produtos que serão comercializados estão: feijão, milho verde, tomate, pimentão, acerola, batata-doce, coentro, alface, cenoura, repolho, macaxeira, inhame, mamão, manga, tapioca, bolo, doces de fruta, beiju, canjica, mungunzá, galinha de capoeira, ovos e suco, além de mel e peças de artesanato.

A feira é promovida pela Comissão Pastoral da Terra (CPT), Mandato do Deputado Estadual Frei Anastácio, com apoio da Superintendência Regional do Incra, na Paraíba, e da Prefeitura Municipal de João Pessoa.

Segundo o deputado, os agricultores irão levar cerca de seis toneladas de produtos para vender. A feira é comemorativa e, ao mesmo tempo, experimental. Se a repercussão poderá se tornar permanente. Dessa forma, João Pessoa ficará com cinco feiras agroecológicas.

“Iniciativas como essa mostram que, na Paraíba, os produtos que vêm dos assentamentos da reforma agrária e de acampamentos estão tendo uma grande aceitação por parte da população. Podemos dizer que, a cada dia, a produção da reforma agrária ganha mais credibilidade em nosso estado. São famílias que produzem para o seu sustento e para levar alimento de boa qualidade para a população. Alimentos produzidos sem nenhum tipo de veneno. Tudo é feito com defensivos naturais”, ressaltou o deputado.

O que é o Equilíbrio do Ser

O centro funciona das 8h às 21h, de segunda a sexta-feira, e oferece, aos usuários que chegam por demanda espontânea ou referenciada por outros serviços da rede SUS, atendimentos individuais e práticas coletivas em medicina tradicional chinesa, acupuntura, craniopuntura, aurículoterapia, ventosa, moxabustão, sei tai, tui ná, tai chi chuan, homeopatia, fitoterapia, terapia floral, reiki, quiropraxia, cromoterapia, argiloterapia, gestalt terapia, massoterapia, terapia ayurvédica, biodança, danças circulares, meditação, yoga, arteterapia, cura em expressão, terapia comunitária e cuidando do cuidador.

O Equilíbrio do Ser conta também com um laboratório de fitoterápicos, florais e homeopatia para fornecer aos usuários, segundo prescrição dos terapeutas e médicos, bem como hortas e mandalas de plantas medicinais para a prática de ecopedagogia com a comunidade.

Leia também