foto frei boa

O deputado federal Frei Anastácio (PT/PB) alertou para a liberação de mais 63 novos agrotóxicos pelo governo Bolsonaro, só nesta semana que terminou. “Em menos de nove meses, o governo já liberou 353 novos tipos de agrotóxicos. São marcas, em sua maioria, com comercialização proibida em vários países que irão para os campos do agronegócio brasileiro”, alertou o deputado.

O deputado explicou que a liberação é feita através do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. “São venenos potentes que estão sendo utilizados na lavoura e envenenando o alimento que chega à mesa dos brasileiros. Dessa forma, estamos todos expondo, cada vez mais, a nossa saúde e o meio ambiente sendo contaminado de forma desenfreada”, afirmou.

O Brasil já tem 2.709 venenos em uso

Dos 63 produtos liberados, 15 são extremamente tóxicos à saúde humana e outros 10 são altamente tóxicos. “O que mais preocupa é que nenhum desses venenos é classificado como pouco tóxico. Com a liberação mais recente, já são 2.709 agrotóxicos sendo comercializados no Brasil. Um absurdo”, disse.

O petista afirmou que é o presidente da Câmara, Rodrigo Maia, tem que colocar em votação, com urgência, o projeto de lei 6670/2016, que trata da Política Nacional de Redução de Agrotóxicos (PNARA). O projeto foi apresentado a partir de sugestão da Associação Brasileira de Saúde Coletiva. A propositura já passou pelas comissões da Câmara, resta só o presidente decidir o dia da votação.

DEIXE AQUI SEU COMENTÁRIO

Please enter your name here

Please enter your comment!