O deputado federal Frei Anastácio (PT/PB) alerta que Bolsonaro liberou na última semana mais 51 novos tipos de agrotóxicos no Brasil. “No total, Bolsonaro já liberou 1.181 novos tipos de veneno desde o início do seu Governo. Assim, como em outros aspectos de sua gestão, Bolsonaro vai na contramão da tendência mundial e libera agrotóxicos que são proibidos em diversos países”, disse o deputado.

De acordo com o parlamentar, a liberação de agrotóxicos nunca aconteceu de forma tão rápida e em números tão alarmantes.  “Infelizmente, Bolsonaro é responsável por liberar o equivalente a um terço de todos os agrotóxicos em comercialização no Brasil atualmente”, criticou.

O deputado alerta ainda que, entre as marcas liberadas, existem muitas com substâncias consideradas extremamente perigosas para a saúde humana e o Meio Ambiente. De acordo com Frei Anastácio, este produto é perigoso e já existem diversos estudos comparando o uso do pesticida com o aparecimento de doenças como depressão, autismo, infertilidade, Alzheimer, Parkinson e câncer em diversas partes do corpo.

Lei de Conscientização

O parlamentar destacou a importância da conscientização da população sobre os efeitos negativos desses venenos à saúde humana  e ao Meio Ambiente. Ele lembra que apresentou projeto de lei para criar o Dia Nacional de Combate ao Uso de Agrotóxicos. 

“Apresentamos o projeto de lei 2.196/2019, na Câmara Federal, que já foi aprovado na Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Câmara Federal. Esperamos que essa lei seja promulgada para incentivar o consumo de produtos livres de agrotóxicos”, disse.

DEIXE AQUI SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here