Frei Anastácio apresenta voto de aplauso a filho de Esperança nomeado Bispo, pelo Papa Francisco

O deputado estadual Frei Anastácio apresentou voto de aplauso, hoje (26), na Assembleia Legislativa, a Dom Francisco Gabriel, filho da cidade de Esperança, que foi nomeado Bispo da Diocese de Campo Maior/PI, pelo Papa Francisco. “Eu o conheço há muitos e posso testemunhar seu compromisso com o povo e com os pobres”, disse o deputado.

O deputado relatou que a população católica de Esperança realizou uma grande festa para receber a visita do Filho Ilustre, Dom Francisco Gabriel, como bispo. “Ele foi comemorar o novo cargo com os conterrâneos. Foi recebido com festa em sua cidade natal, Esperança, com carreata e uma multidão nas ruas. Juntamente com outros religiosos, nós celebração a Eucaristia com nosso conterrâneo Dom Francisco Gabriel, em nossa Paróquia de Nossa Senhora do Bom Conselho em Esperança”, relatou.

Dom Francisco Gabriel tem 49 anos e teve sua ordenação sacerdotal, em 2000, na cidade de Esperança. Sua nomeação como Bispo de Campo Maior, aconteceu em 21 de junho deste ano. A posse dele está marcada para o dia 29 deste mês de 2017. Ele é formado em Filosofia pelo Instituto Teológico e Pastoral e tem bacharelado em Teologia pelo Instituto Teológico São Paulo, com diploma pelo Instituto Santo Anselmo, de Roma.

Como padre, ele exerceu diversas funções, como vigário paroquial, membro do Conselho Presbiteral e coordenador de área pastoral, reitor da Casa de Formação Redentorista Padre Pitiá, em Recife, entre outras funções. Em 2011, padre Francisco retornou para a comunidade redentorista de Garanhuns, onde atualmente era pároco de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, vigário episcopal para a Vida Consagrada e coordenador da Pastoral da Comunicação. Também desde 2011 ele era vigário-provincial da Vice-Província Redentorista do Recife. O novo bispo de Campo Maior também é jornalista, formado pela Universidade Católica de Pernambuco.

“A experiência o levou a produzir programas de rádio e uma publicação intitulada Dom Helder Abrindo Caminhos. Como conterrânea de Dom Francisco Gabriel estou muito feliz pela nova posição que ele ocupa na igreja Católica. Para nossa cidade, Esperança é uma honra ter um bispo. Embora esteja em outro estado, a nomeação dele como Bispo é motivo de alegria para todos nós paraibanos”, afirmou.

Leia também