Frei Anastácio critica Câmara de Vereadores que apoia retirada de areia do Rio Paraíba

 Frei Anastácio

O deputado estadual Frei Anastácio criticou, hoje (25), na Assembleia Legislativa, o veto que a Câmara de Vereadores de São Miguel de Taipu fez a um projeto de lei que iria disciplinar a retirada de areia do Rio Paraíba, no trecho que passa naquele município. “O jogo econômico venceu e a degradação continua”, disse o deputado.

Frei Anastácio lembrou que em Pilar e Itabaiana, já existe lei que proíbe a retirada de areia do Rio Paraíba. “Em São Miguel de Taipu, existe um jogo de interesse envolvendo vários vereadores e os empresários do setor areeiro. Por isso, não há avanços”, disse.

Frei Anastácio relatou que as empresas retiram licença para estudo mineral, e acabam explorando economicamente a retirada de areia. “Vendem areia até para o exterior, a preço de ouro. É o que está acontecendo no Rio Paraíba, em São Miguel de Taipu. Lá, os vereadores Gilvan Rocha, Riso e Lia Antero apresentaram um projeto de lei, revogando uma lei de 2013 que permite a retirada de areia do rio. Só que ao chegar na Comissão de Constituição e Justiça da Câmara,o relator já disse que o projeto dos vereadores era ilegal. E na votação, a comissão votou pela inconstitucionalidade. Cinco a três foi o placar. Um vergonha”,afirmou.

O deputado argumentou que para existir uma lei autorizando, já existiu um projeto de lei, antes. “E porque esse projeto de lei apresentado agora é ilegal? O que há na Câmara de São Miguel de Taipu é um grande jogo de interesse, a favor de empresários. Agora eu pergunto: porque em São Miguel não se pode revogar uma lei que permite a degradação do rio Paraíba, até com uso de máquinas”, indagou.

Frei Anastácio parabenizou os vereadores que estão lutando para derrubar a lei que permite a degradação indiscriminada do rio. “Lá, essa exploração é feita por um fazendeiro e areeiro chamado de Clóris. Apoiando esse empresário estão os seguintes vereadores que são a favor da retirada de areia: Alcides Veríssimo; José Aurélio de Melo,José Augusto Dandola;Severina Geracina, conhecida por Gera;Laelson Albuquerque e Antônio Vieira Neto, conhecido por Tóta. Esses todos estão a favor de que o rio Paraíba continue sendo degradado com a retirada de areia para enriquecer esse tal de Clóris. Agora, por traz desse interesse todo desses vereadores, nem precisa dizer o que pode está acontecendo”, lamentou.

Frei Anastácio reafirmou o apoio do mandato dele aos vereadores que estão tentando derrubar a lei. O parlamentar disse que a Assembleia precisa novamente aprovar projeto de lei que discipline a retirada de areia nos rios da Paraíba.

“A Assembleia já aprovou o projeto de lei de nossa autoria, mas quando chega no poder executivo,vem sempre o veto.E a falta de uma lei estadual para controlar a retirada de areia dos nossos corpos de água tem feito muita falta.Uma prova disso é essa retirada de areia desenfreada no rio Paraíba. O nosso Estado precisa de uma lei para acabar com essa ação destruidora. Desde o meu primeiro mandato venho lutando para aprovar uma lei que traga uma disciplina sobre a retirada de areia dos rios da Paraíba e vou continuar lutando para isso”, afirmou.

Leia também