O deputado federal Frei Anastácio (PT/PB) criticou o Governo Bolsonaro por ter executado menos da metade do orçamento disponível para programas de mudança de clima e conservação da biodiversidade, conforme dados divulgados pela Controladoria Geral da União (CGU). “Isso mostra o descaso do governo com o meio ambiente”, afirmou o deputado.

“É lamentável que mesmo com orçamento disponível, não haja boa vontade política para investir nos programas em proteção ao Meio Ambiente. É triste saber que passamos por uma das piores crises ambientais e o Ministério responsável pela área decide não investir”, disse. 

O parlamentar lamenta que enquanto o governo retém os recursos destinados à proteção ao meio ambiente, o desmatamento avança. “A destruição florestal alcançou 10.129 km2 entre agosto de 2018 e julho de 2019, um aumento de 34% em relação ao período anterior. Em 2020, dados oficiais apontam nova alta”, lamentou.

Frei Anastácio detalhou que os dados da CGU mostram que orçamento investido não passa de 50% em nenhuma área. Nos programas de Mudança climática foram investidos 13%, na área de conservação e uso sustentável da biodiversidade 14% e qualidade ambiental urbana, apenas 6%.

“Os dados divulgados pela Controladoria Geral da União provam que o Governo Bolsonaro não tem preocupação com o Meio Ambiente. Mais uma prova disso é que o Ministério também não seguiu o planejamento estratégico definido para este ano e não lançou editais de pesquisas nessas áreas”, finalizou.

DEIXE AQUI SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here