Frei Anastácio denuncia mais um despejo, em Santa Rita

O deputado estadual Frei Anastácio registrou hoje (8), na Assembleia Legislativa, mais um despejo no acampamento Livramento, em Santa Rita. “Essa é a segunda vez que, por determinação da justiça paraibana, lavouras são destruídas sem a menor consideração a um povo que luta pela sobrevivência”, disse o deputado.

O primeiro despejo aconteceu no dia 15 de janeiro, quando a polícia destruiu toda plantação e barracas montadas pelas 300 famílias de trabalhadores sem terra. O acampamento foi formado no dia da proclamação da república, em 2013 (15 de novembro). As famílias já estavam com plantação de mil pés de banana, 200 pés de coco, maniva de macaxeira e outras culturas. “Hoje, aconteceu a mesma coisa. Muita lavoura foi destruída”, lamentou o deputado.

Segundo o deputado, os acampados são do distrito de Livramento, onde moram cerca de três mil famílias, que receberam terreno para construir suas casas doados pela igreja, na gestão de  Dom José Maria Pires, quando era arcebispo da Paraíba.

“Hoje, estão cercados pela cana-de-açúcar, sem trabalho. São famílias que serviram aos plantadores de cana e a usineiros e sempre viveram na miséria. Durante todos esses anos, essas famílias só conheceram o sofrimento, a pobreza, a miséria e o abandono público. Parte das famílias ( 300) estão lutando por terra para trabalhar”, relatou o deputado que esteve no acampamento.

Pedido de providências para fuga

Frei Anastácio informou ainda que enviou dois ofícios à Secretaria de Segurança Pública, solicitando a nomeação de um delegado especial para apurar a fuga do detento Leônio Barbosa de Arruda, ocorrida na quinta-feira da semana passada, da Penitenciária de Segurança Máxima de Campina Grande.

“Também solicitamos uma audiência com o secretário de segurança, Claudio Lima, para o Comitê de Solidariedade Ana Alice, formado por várias entidades da sociedade civil organizada. Essa audiência já aconteceu na manhã desta terça-feira, quando foi colocado todos os perigos que esse fugitivo oferece à sociedade”, disse o deputado.

O parlamentar disse que esteve durante o final de semana, em Queimadas, onde o Comitê Solidariedade Ana Alice realizou manifestações em protesto contra a fuga do detento. “Nós estivemos ainda, durante o final de semana, em vários municípios do estado. Realizamos reuniões com trabalhadores, dirigentes sindicais e lideranças políticas. Quero deixar registrado também que eu e o meu chefe de gabinete, Aristides Nino, estivemos na posse da presidente reeleita do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Queimadas, Anunciada Flor Barbosa Morais. Quero deixar aqui meus parabéns a essa mulher guerreira e desejar que ela faça mais uma gestão coberta de êxito”, disse o deputado.

Leia também