Frei Anastácio denuncia péssimas condições de estrada no Vale do Sabugi

O deputado estadual Frei Anastácio (PT) denunciou hoje (28), na tribuna da Assembleia Legislativa, as péssimas condições da estrada que liga os municípios de Santa Luzia a São José do Sabugi. “Parece até com o relevo da Lua ou de Marte, de tão esburacada que está”, disse o deputado.

Segundo o deputado, a PB-221, conhecida como Itó Morais, nunca passou por uma revitalização e está causando revolta da população da região. “Até mobilização já está sendo agendada para protestar contra as condições que se encontra a estrada”, relatou o parlamentar.

Frei Anastácio também falou sobre a via que liga Várzea a Santa Luzia, que foi completamente restaurada e sinalizada. O depurado indagou porque a obra não prosseguiu até São José do Sabugi, que também liga a Paraíba a Rio Grande do Norte.

Ele se mostrou preocupado com os constantes acidentes naquele trecho da PB. “Por conta das péssimas condições da rodovia, já foram registrados vários acidentes no local. Alguns deles com vítimas fatais, sem falar no prejuízo para quem transita, por que quebra amortecedor, rodas e outras partes dos veículos”, informou de deputado.

Dia Internacional da Não Violência contra a Mulher

Frei Anastácio também registrou as ações da prefeitura de João Pessoa em relação às atividades que marcaram o mês de novembro e, especificamente o dia 25 de novembro: Dia Internacional da Não Violência contra a Mulher.

Segundo o Instituto de Pesquisa e Economia Aplicada (Ipea), a Paraíba é o oitavo estado brasileiro com a maior incidência de morte violenta de mulheres. De acordo com o levantamento, o estado registrou uma média de 7 mortes para cada 100 mil mulheres, ficando com o índice superior ao nacional, que foi de 5,82 para cada 100 mil mulheres. O estudo mostrou que, em geral, 29% das mortes violentas de mulheres ocorreram em casa, 31% em via pública e 25% em hospital ou outro estabelecimento de saúde.

Com o tema violência contra a mulher: Juntos virando esta página, foram realizadas várias atividades pela Secretaria Extraordinária de Políticas Públicas para as Mulheres, do município de João Pessoa. O petista também elogiou a iniciativa do prefeito, Luciano Cartaxo (PT) e da Secretaria Extraordinária de Políticas Públicas para as Mulheres, através de Socorro Borges.

O deputado destacou o lançamento do Plano Municipal de Políticas para as Mulheres, do Fundo Municipal dos Direitos da Mulher e da Instalação da Câmara Técnica Municipal de Monitoramento do Pacto de Enfrentamento à violência contra a Mulher.

“É importante ressaltar que é o primeiro Plano Municipal de Políticas para as Mulheres e ele é fruto do diálogo e do debate entre Governo e sociedade civil organizada. “É um marco no processo de consolidação e amadurecimento das políticas para as mulheres, uma vez que espelha as necessidades e demandas das mulheres a partir de suas realidades e inserções sociais”, finalizou o parlamentar.

Leia também