O deputado federal Frei Anastácio (PT/PB) disse que o presidente Bolsonaro mentiu e distorceu dados, em rede nacional, para tentar enganar o povo e disfarçar o descaso do governo com a pandemia no país. “Ele faz fake news até em falas oficiais à nação”, afirmou o deputado.

Frei Anastácio relacionou que entre as mentiras, Bolsonaro comemorou o número de novos empregos no Brasil. “O que ele não disse é que o sistema de contagem mudou. O Governo agora conta empregados temporários para que o saldo de novos empregos aumente. Ele se esqueceu de mencionar que hoje o Brasil tem um número assustador de pessoas desempregadas, sendo 14,8 milhões de brasileiros sem trabalho, quase 54 milhões que ficaram sem comida nos últimos meses e o país mergulhado na miséria ”, disse.

Brasil é 79º em índice de vacinados

Outro dado falso citado pelo presidente é que o Brasil é o quarto país que mais vacina no mundo, quando na verdade o Brasil também é um dos países mais populosos do mundo. Ou seja, proporcionalmente o Brasil não ocupa a quarta posição nos países que mais vacinam.

“De acordo com dados da OMS, levando em consideração doses de vacinas aplicadas e número da população, o Brasil ocupa a 79ª posição. O que corresponde a 21% da população que tomou pelo menos uma dose, e apenas pouco mais de 10% da população que está totalmente imunizada com duas doses”, disse.

Para termos de comparação, os Estados Unidos tem 41% da população totalmente vacinada e 51% com pelo menos uma dose.

“Bolsonaro usou dados distorcidos para enganar a população e agir como se estivesse gerenciando a pandemia de forma gloriosa. Ele fez isso nas eleições de 2018 e continua com escalada de fake news. Mas, as agências de checagem mostram que não há o que se comemorar. Esse governo é um desastre. Ele é um genocida, que não está preocupado com o povo que sofre, passa fome e chora a morte de quase 500 mil pessoas”, afirmou.

DEIXE AQUI SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here