Frei Anastácio diz que corrente Avante PT defende mudança geral na legenda

rgf_3251

O deputado estadual Frei Anastácio (PT), disse hoje, na Assembleia Legislativa, que a corrente a qual ele faz parte chamada Avante PT defende uma renovação geral das direções nacional, estaduais e municipais do PT, em todo o país. Além disso, a realização de encontro nacional da legenda para referendar a forma congressual dessas renovações.

Segundo Frei Anastácio, essa foi uma das posições tomadas no Primeiro Seminário Estadual da tendência Avante PT, realizado, sábado (26), no hotel Ouro Branco, em João Pessoa, com a presença de cerca de 200 militantes, de 51 municípios e da senadora Fátima Bezerra (PT/RN), que falou sobre o Brasil de hoje e o futuro do PT. “A senadora fez uma análise profunda sobre a conjuntura do país e nos deixou bem informados sobre os bastidores da política brasileira”, disse Frei Anastácio.

O parlamentar destacou que também participaram da abertura do seminário, o deputado federal Luiz Couto (PT), o presidente estadual do PT, Charlinton Machado e a presidente do PT de João Pessoa, Aparecida Diniz. O seminário contou ainda com participação de todos os vereadores eleitos, os que não obtiveram sucesso nas eleições, prefeitos e vices que fazem parte das bases do mandato de Frei Anastácio.

“Foi um seminário muito proveitoso, no qual pudemos aprofundar discussões sobre a conjuntura política e econômica do Brasil e os rumos que nosso partido irá tomar diante do governo golpista e dos problemas internos que o PT está passando”, disse o deputado.

Leia na íntegra, a resolução tirada no seminário:

Resolução do Seminário do Avante PT

Os participantes do Encontro da Tendência Avante PT, na Paraíba, reunidos no Hotel Ouro Branco, no dia 26 de novembro de 2016, tendo em vista o debate ocorrido em torno dos elementos centrais que compõem a conjuntura política nacional e internacional, bem como a posição que deve ser assumida pelo Partido dos Trabalhadores, deliberaram:

1 – Denunciar e resistir à agenda política conservadora e neoliberal que está sendo implantada pelo Governo Temer que pretende inserir profundas modificações nas relações entre trabalho e capital em nosso país, com especial atenção para a pretendida diminuição dos direitos trabalhistas.

2 – O momento político interno à legenda impõe a necessária renovação das direções nacional, estaduais e municipais do PT, sendo imperativa a realização de Encontro Nacional da Legenda para referendar a forma congressual dessas renovações;

3 – Diante do quadro sucessivo de acontecimentos que levaram a criminalização do PT e de seus principais dirigentes no cenário nacional, avaliamos como necessária e urgente à autocrítica partidária com o objetivo de resgatar os elementos centrais que compuseram à base política, institucional e ideológica que levou o ex-presidente Lula à Presidência da República em 2002;

4 – Apoiar a posição tomada pelo deputado estadual Frei Anastácio de fazer parte da base do governador Ricardo Coutinho, na Assembleia Legislativa, diante de toda uma conjuntura que envolveu a firme posição do Governador contra o golpe à democracia e o apoio que o chefe do executivo vem dando aos trabalhadores, principalmente os rurais, bem como pelo avanço verificado no campo das ações sociais e de desenvolvimento econômico do Estado.

 

Leia também