O deputado federal Frei Anastácio disse que o desprezo do Governo Federal, em relação à pandemia, causou o agravamento dos prejuízos econômicos e socioculturais no Brasil. “Só com as mortes, o país terá prejuízo de R$ 165 bilhões, segundo estudo. Além disso, estão as perdas afetivas e de pessoas dos mais diversos setores da sociedade”, disse o deputado.

 “Imagine quantos artistas, ambientalistas, militantes, intelectuais, historiadores morreram. Além do fator econômico, há também o prejuízo para a cultura e história do país. É um vazio que jamais será preenchido. E esse agravamento das perdas poderia ter sido mitigado, se o governo não fosse negacionista e tivesse comprado vacina no tempo oportuno”, diz.

O parlamentar argumentou que se Bolsonaro não se preocupa com as vidas perdidas, deveria pelo menos dar atenção aos dados negativos que as mortes por Covid-19 podem causar na economia. “De acordo com estudo do Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas, a estimativa é que essas mortes deixarão o Brasil R$ 165 bilhões mais pobre”, disse.

O estudo levou em consideração a idade  e o conhecimento profissional e intelectual das vítimas. O estudo avaliou que quase 200 mil vítimas tinham idade entre 20 e 69 anos. “Essa estimativa foi feita antes do Brasil alcançar a triste marca de 400 mil mortos por Covid, como o número só tem aumentado e como Bolsonaro não tem feito nada para que ele pare ou pelo menos diminua o ritmo, esse rombo na economia só irá aumentar”, criticou.

DEIXE AQUI SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here