O deputado federal Frei Anastácio (PT/PB) lamentou o fato de a população ter começado esta terça-feira (2), amargando o 5º aumento de preços dos combustíveis só este ano de 2021. O parlamentar afirma que esses aumentos são frutos da política de preços adotada pela Petrobrás, para agradar aos investidores estrangeiros que inclusive são minoria no percentual acionário da estatal.

 “Bolsonaro tem que parar de tentar enganar a população dizendo que a culpa dos aumentos é do ICMS dos estados. A vilã desses aumentos é a política de dolarização adotada pela Petrobrás, desde o governo golpista Michel Temer, e foi incorporada pela gestão de Bolsonaro”, disse o deputado.

O parlamentar ressaltou ainda que a suspensão dos tributos federais anunciada por Bolsonaro, por dois meses, não irá resolver a situação. “Ele está fazendo isso para agradar aos caminhoneiros. Mas, sabe que se não houver mudança na atual política de preços praticada pela Petrobras, nada será resolvido. Além de mudar a política de preços, que hoje se dá pela variação cambial do dólar e pelos preços internacionais do petróleo, é preciso que o governo adote mecanismos de controle para barrar essa escalada criminosa de aumentos contra o bolso do povo”, afirmou.

O deputado destacou que a Petrobrás foi criada para suprir o Brasil de combustíveis, não para explorar o seu povo em nome de uma política internacional de preços. “O maior acionista da Petrobrás é o Governo Federal, com 64,21% das ações. Os minoritários possuem apenas 35,79% das ações. Entre eles, estão menos de 24% de acionistas estrangeiros. Dessa forma, nossa estatal não pode ficar curvada a esse capital internacional para massacrar o seu povo com essa política de preço cruel”, afirmou.

DEIXE AQUI SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here