O deputado federal Frei Anastácio (PT/PB) apresentou o requerimento Nº11/2021, junto a outros parlamentares petistas, para que seja criada uma subcomissão especial com objetivo de avaliar o desempenho da Embrapa no desenvolvimento sustentável e na independência tecnológica da agricultura brasileira, que precisa ser valorizada.

“A Embrapa representa um patrimônio do povo brasileiro pelo papel desempenhado para o desenvolvimento da agropecuária do país. Porém, é indiscutível que, com o papel da Embrapa, o Brasil se transformou em um grande protagonista na oferta de algumas commodities agrícolas no mercado global”, justifica. 

De acordo com o requerimento, também é real a ausência histórica da Embrapa no trabalho com produtos e sistemas que não integram a pauta de produtos nobres do agronegócio. 

“No governo Bolsonaro, também há uma falta de atenção ao trabalho tão importante que a Embrapa vem realizando ao longo dos anos. Até cortes no orçamento o governo fez. Diante das dificuldades, nosso mandato também destinou emenda parlamentar para ajudar a essa Empresa que é de grande importância para a pesquisa no nosso país”, disse o deputado.

O congressista ressaltou que no atual governo, é preciso   repensar o papel da Embrapa que passou a atuar como instância de suporte aos grandes laboratórios internacionais, que estão na base do modelo agrícola vigente, altamente intensivo em capital e energia. “Temos que analisar qual é o verdadeiro papel da Embrapa e se ele vem sendo cumprido. Dessa forma, se for necessário poderemos criar uma nova legislação para a Embrapa”, concluiu.

DEIXE AQUI SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here