Frei Anastácio elogia atenção do governo federal em relação à Paraíba

O deputado estadual Frei Anastácio (PT) disse em pronunciamento, na Assembleia Legislativa, que a vinda de representantes de 15 ministérios do governo federal, à Paraíba nesta sexta-feira (13), será um marco para a relação entre gestores municipais e o governo federal. “Eu estou vendo isso acontecer pela primeira vez, na Paraíba. Nunca um governo deu tanta atenção ao nosso estado”, disse o deputado.

O parlamentar destacou que, na maioria das vezes, para um prefeito de um pequeno município, é muito difícil se deslocar com seu corpo técnico para Brasília. “O evento, coordenado pela ministra das Relações Institucionais, Ideli Salvatti, objetiva aproximar a relação dos gestores com governo federal”, disse o petista.

Frei Anastácio destacou que estarão presentes o ministro das Cidades, Aguinaldo Ribeiro, e o ministro-geral da Secretaria da Presidência da República, Gilberto Carvalho e ainda outros estão por confirmar presença. Os dez principais ministérios do Governo Federal, como da Saúde, Educação e da Agricultura, terão representantes no Estado.

O encontro visa a dar continuidade às informações repassadas sobre as principais políticas públicas do Governo Federal e ampliar parcerias com as cidades para a execução de programas, políticas públicas e obras.

“O principal objetivo é estreitar a relação com as administrações municipais e orientar os gestores sobre a participação dos municípios em programas federais, como o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). Tudo isso, sem cor partidária”, destacou o parlamentar,

A ordem da presidenta Dilma, segundo o deputado, foi uma só: disse a presidenta: ‘eu quero muita parceria, muita ação e melhoria no serviço público. Para isso, os prefeitos são meus parceiros preferidos.

Os ministérios estarão representados para atendimento individual aos prefeitos. “Essa aproximação é importante para não só preparar e cobrar do gestor que apresentem projetos para suas cidades, mas também para que eles possam acompanhar o andamento e estágio dos projetos já encaminhados”, explicou.

O governo federal enviou recentemente, o projeto de lei que garante apoio financeiro no valor de R$ 3 bilhões de reais aos municípios. Esse recurso é parte dos R$ 20 bilhões anunciados pela presidenta, na Marcha dos Prefeitos, realizada em Brasília no mês de julho.

“Ou seja, é um governo que ouve as demandas e consegue se organizar para que elas sejam atendidas. Vários programas serão esclarecidos com palestras, para que esses municípios possam conseguir projetos, a exemplo do Programa de Aceleração do Crescimento – PAC, Brasil Sorridente, Cidades Digitais entre outros. Então, esse é o modo Petista de governar”, destacou Frei Anastácio, acrescentando que essa ação se chama administração itinerante, uma coisa rara na administração federal do nosso país.

               20130307113142

 

Leia também