O deputado estadual Frei Anastácio (PT) disse em pronunciamento, na Assembleia Legislativa, que a vinda de representantes de 15 ministérios do governo federal, à Paraíba nesta sexta-feira (13), será um marco para a relação entre gestores municipais e o governo federal. “Eu estou vendo isso acontecer pela primeira vez, na Paraíba. Nunca um governo deu tanta atenção ao nosso estado”, disse o deputado.

O parlamentar destacou que, na maioria das vezes, para um prefeito de um pequeno município, é muito difícil se deslocar com seu corpo técnico para Brasília. “O evento, coordenado pela ministra das Relações Institucionais, Ideli Salvatti, objetiva aproximar a relação dos gestores com governo federal”, disse o petista.

Frei Anastácio destacou que estarão presentes o ministro das Cidades, Aguinaldo Ribeiro, e o ministro-geral da Secretaria da Presidência da República, Gilberto Carvalho e ainda outros estão por confirmar presença. Os dez principais ministérios do Governo Federal, como da Saúde, Educação e da Agricultura, terão representantes no Estado.

O encontro visa a dar continuidade às informações repassadas sobre as principais políticas públicas do Governo Federal e ampliar parcerias com as cidades para a execução de programas, políticas públicas e obras.

“O principal objetivo é estreitar a relação com as administrações municipais e orientar os gestores sobre a participação dos municípios em programas federais, como o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). Tudo isso, sem cor partidária”, destacou o parlamentar,

A ordem da presidenta Dilma, segundo o deputado, foi uma só: disse a presidenta: ‘eu quero muita parceria, muita ação e melhoria no serviço público. Para isso, os prefeitos são meus parceiros preferidos.

Os ministérios estarão representados para atendimento individual aos prefeitos. “Essa aproximação é importante para não só preparar e cobrar do gestor que apresentem projetos para suas cidades, mas também para que eles possam acompanhar o andamento e estágio dos projetos já encaminhados”, explicou.

O governo federal enviou recentemente, o projeto de lei que garante apoio financeiro no valor de R$ 3 bilhões de reais aos municípios. Esse recurso é parte dos R$ 20 bilhões anunciados pela presidenta, na Marcha dos Prefeitos, realizada em Brasília no mês de julho.

“Ou seja, é um governo que ouve as demandas e consegue se organizar para que elas sejam atendidas. Vários programas serão esclarecidos com palestras, para que esses municípios possam conseguir projetos, a exemplo do Programa de Aceleração do Crescimento – PAC, Brasil Sorridente, Cidades Digitais entre outros. Então, esse é o modo Petista de governar”, destacou Frei Anastácio, acrescentando que essa ação se chama administração itinerante, uma coisa rara na administração federal do nosso país.

               20130307113142

 

DEIXE AQUI SEU COMENTÁRIO

Please enter your name here

Please enter your comment!