O deputado federal Frei Anastácio (PT/PB) elogiou a iniciativa de trabalhadores rurais de São Gonçalo, distrito de Sousa, no Sertão da Paraíba, que estão realizando limpeza e consertos dos canais que levam água para irrigação na área. “Como o governo federal não está dando atenção à agricultura familiar, os trabalhadores resolveram realizar o trabalho”, disse o deputado.

O parlamentar relatou que de acordo com informações enviadas ao gabinete dele, os canais que levam água do açude de São Gonçalo até as áreas de agricultura, estavam abandonados e cobertos pelo mato, além de apresentarem muitas rachaduras. “É realmente uma vergonha para o governo federal, não ajudar em nada aos agricultores. Eles estão fazendo o trabalho e os consertos tirando dinheiro do bolso, com ajuda de comerciantes e da prefeitura de Sousa”, lamentou.

Destinação de emenda parlamentar

“Depois que tomamos conhecimento da situação, estamos estudando a viabilidade de destinar emenda parlamentar para ajudar na limpeza e conserto dos canais. Naquela área, cerca de 1.500 famílias dependem da água daqueles canais para poderem produzir. Vamos discutir a destinação da emenda direto com os trabalhadores e trabalhadoras, de forma coletiva e democrática”, disse o deputado.

Frei Anastácio também criticou o fato do INCRA e DNOCS  não terem nenhum tipo de orçamento para cuidar da manutenção dos canais. “Além de não destinarem dinheiro para cuidar dos canais, esses dois órgãos estão sob investigação em processo que apura indícios de irregularidades em licitações para perfuração de poços. São mais de R$ 50 milhões que teriam sido gastos em poços, sem realização de licitação. Enquanto isso, áreas produtivas como a de São Gonçalo não recebem nada para manutenção dos canais”, ressaltou.

DEIXE AQUI SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here