O deputado federal Frei Anastácio (PT/PB) faz apelo para que o Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (DNOCS) realize a recuperação da estrutura básica do Perímetro Irrigado de São Gonçalo, no município de Sousa, no alto Sertão da Paraíba.

“Recebemos em nosso gabinete, uma solicitação dos irrigantes para que o DNOCS invista recursos no local com o objetivo de recuperar os danos causados por nove anos de estiagem. Estamos enviando ofício sobre o assunto solicitando que a situação seja estudada e solucionada”, anunciou o deputado.

A solicitação partiu da Comissão de Reativação e Modernização do Perímetro Irrigado de São Gonçalo (PISG), que é composta por membros da sociedade organizada, Federação das Indústrias da Paraíba, OAB, Empaer, Crea, AESA, Prefeitura de Sousa, Daesa, Dnocs e irrigantes dos núcleos 1, 2 e 3.

Os irrigantes pedem que os canais principais e secundários sejam reativados para que possam utilizar a água armazenada nos açudes próximos para o plantio. “Essa é uma ação importante, pois a partir dela, segundo a comissão, cerca de 4.500 empregos serão gerados. Atualmente há 1.014 famílias ocupando a área do Perímetro, das quais 483 já estão oficializadas, e as outras esperam regularização da titularidade das áreas”, explicou o deputado. 

Área Irrigada

Frei Anastácio explicou ainda que os irrigantes esperam que haja o aumento da área irrigada de 2.800 hectares para o total de 4.500 hectares. De acordo com a Comissão, mesmo com o aumento da área, haveria uma economia no consumo de água por ano, passando de 55 milhões de metros cúbicos para 24 milhões de metros cúbicos.

Segundo o deputado, as ações beneficiariam o plantio e cultivo do coco verde pela comunidade, que por muito tempo foi uma das maiores produtoras do fruto, no Brasil. 

DEIXE AQUI SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here