Frei Anastácio integra caravana de bispos que visita transposição do São Francisco

Caravana da fé

O deputado estadual Frei Anastácio (PT), que está acompanhando o roteiro da Caravana da Fé, formada por bispos do Regional Nordeste dois, à Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Ceará, ao projeto de integração do rio São Francisco, está otimista em relação às obras. “Pelo que vimos e nos informaram, as obras ficam prontas em dezembro deste ano”, disse o deputado, que é um dos integrantes da Frente Parlamentar das Águas da Assembleia Legislativa da Paraíba.

A visita da caravana à Paraíba contou também com a presença de representantes do Ministério da Integração Nacional, DNOCS, INCRA, IBAMA. A Caravana visitou o açude Engenheiro Ávidos/Boqueirão e, em seguida, foi ver de perto a Vila Produtiva Rural Cacaré, localizada em São José de Piranhas. As obras da agrovila foram inauguradas dia 23 de fevereiro.

Segundo Frei Anastácio, na Paraíba existem seis agrovilas, por onde o canal vai passar. Cada casa tem 99 metros quadrados de área construída, além de uma área ao redor de cinco mil metros quadrados e mais seis hectares de terras para plantar e criar animais. “É a inclusão social das famílias que não quiseram ser indenizadas e ir embora para as cidades, preferiram ficar no campo para produzir”, explicou o deputado.

Durante a visita da comitiva à Paraíba, Assembleia Legislativa da Paraíba foi representada pelo presidente da Frente Parlamentar das Águas, Jeová Campos, e pelos deputados Galego de Sousa e Frei Anastácio, que seguiu com a caravana para o Ceará e Pernambuco.

A caravana da Fé

A Caravana da Fé é formada por Dom Jaime Vieira Rocha, arcebispo de Natal; Dom Mariano Manzana, bispo de Mossoró/RN; Dom Antônio Carlos, de Caicó/RN; Dom Gabriel Marchesi, de Floresta (PE); Dom José Luiz, de Pesqueira (PE); Dom Magnus Lopes, de Salgueiro (PE); Dom Antônio Tourinho, bispo auxiliar de Recife (PE); e Mons. Agripino Ferreira, de Cajazeiras (PB). Agenda da caravana termina nesta quinta-feira,com a celebração de uma missa na Catedral da Diocese de Salgueiro, em Pernambuco.

A obra de transposição do Rio São Francisco prevê a construção de mais de 700 quilômetros de canais de concreto em dois grandes eixos: norte e leste. O canal com água irá passar ao longo do território dos estados de Pernambuco, Paraíba, Ceará e Rio Grande do Norte. “A obra está com 83,4% de conclusão e a parte da Paraíba está mais avançada ainda. Estão esperando agora, as lagoas ficarem cheias com a chegada da água e já está havendo testes por parte de engenheiros”, disse o deputado.

 

 

 

Leia também