O deputado federal Frei Anastácio usou a tribuna da Câmara Federal para lamentar a morte de Dom Enemésio Ângelo Lazzaris, bispo de Balsa, no Maranhão e ex-presidente nacional da Comissão Pastoral da Terra (CPT).
“Dom Enemésio faleceu no domingo passado (02) com 71 anos e foi presidente da Comissão Pastoral da Terra entre 2012 e 2018. Ele deixa uma história de luta em defesa dos Direitos Humanos”, comentou Frei Anastácio.
O bispo foi integrante ainda da Comissão Episcopal Pastoral para o Serviço da Caridade, da Justiça e da Paz, o Grupo de Trabalho de Combate ao Trabalho Escravo e da Comissão Episcopal Pastoral Especial para o Enfrentamento ao Tráfico Humano.
“Enquanto religioso, Dom Enemésio foi um homem íntegro, solidário e que representou muito bem o que é a igreja católica e por quem ela luta. Deixa seu legado na luta contra as injustiças sociais e a favor do povo pan amazônico”, disse o parlamentar.
Nota à CPT Nacional
Além da fala na tribuna da Câmara, Frei Anastácio escreveu uma nota à CPT Nacional, da qual Dom Enemésio foi presidente entre os anos de 2012 a 2018.
Confira a nota:
“À CPT NACIONAL
É com profundo pesar que coloco-me de luto, ao lado de todos e todas que conheciam e amavam Dom Enemésio Ângelo Lazzaris.
Ele foi para os braços do pai, mas deixa uma lembrança viva de sua fé em Deus, e a convicção na luta que desenvolveu com tanto êxito e dedicação.
Que esse legado permaneça vivo e sirva de exemplo e norte para nossas caminhadas.
Paz e bem.
Frei Anastácio Ribeiro – Deputado Federal – PT/PB
Brasília, Brasil.
04 de Fevereiro de 2020”