Frei Anastácio - Gabriel Paiva

O deputado federal Frei Anastácio (PT/PB) registrou, na Câmara, o aniversário da Articulação do Semiárido Brasileiro (ASA), que há 20 anos trabalha em defesa da convivência com o Semiárido.

“Foi justamente através da união de organizações, movimentos, sindicatos e com a participação popular que foi se desconstruindo a narrativa de combate à seca. Por muitos anos, milhares de famílias deixaram suas terras por acreditarem que não era possível conviver com o clima e que o Semiárido é local inabitável”, disse Frei Anastácio.

De acordo com o deputado, essa grande rede de organizações da sociedade civil, que fez aniversário no dia 26 de Novembro, encorajada pela força do povo sertanejo, conseguiu resultados efetivos ao longo desses anos, inclusive resultados que impactaram positivamente a vida de milhares de pessoas.

“Foi a partir de ações efetivas na construção de tecnologias sociais, promoção de espaços de formação e mobilização das comunidades do campo, que milhares de famílias tiveram suas realidades transformadas”, comentou o parlamentar.

Ele disse ainda que a atual conjuntura nos convoca à resistência. Mas, também, à celebração de todas essas conquistas do povo sertanejo ao longo desses anos.

“Celebremos as estratégias de convivência com o Semiárido, que tem em seu bojo pautas importantes no campo da soberania e segurança alimentar. Assim como acesso à água, educação no campo, acesso aos mercados, garantia da agrobiodiversidade, pela vida das mulheres, e respeito às comunidades tradicionais. É no Semiárido que a vida pulsa. É no Semiárido que o povo resiste”, concluiu Frei Anastácio.

DEIXE AQUI SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here