Visita de Frei Anastácio ao acampamento em 20 de junho de 2019.
Visita de Frei Anastácio ao acampamento em 20 de junho de 2019.

O deputado federal Frei Anastácio (PT/PB) parabenizou as famílias do acamamento Arcanjo Belarmino, em Pedras de Fogo, pelo aniversário de cinco anos de ocupação da terra comemorado sábado passado (13). “Parabenizo as famílias pelo exemplo de resistência e trabalho. Elas transformaram a terra improdutiva em um celeiro de alimentos saudáveis”, disse o deputado.

Bolo de Aniversário do acampamento.
Bolo de Aniversário do acampamento.

Na festa de aniversário, as famílias tiveram direito a muita comida, um bolo gigante, churrasco e muito forró. Tudo realizado com recursos próprios e alimentação retirada da terra onde estão morando e trabalhando. “Essas famílias são um dos muitos exemplos de acamamentos no estado onde existe muita produção, mesmo sem a terra ter sido desapropriada pelo INCRA. Enquanto aguardam a desapropriação, os trabalhadores e trabalhadoras produzem alimentos agroecológicos”, destacou.

O acampamento tem 350 famílias que são acompanhadas pelo Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST). “Elas ocuparam a área que era coberta de bambu, há dois anos, de onde estão retirando o seu sustento. No local, cada família tem o seu roçado. Elas criam animais, plantam milho, feijão, batata-doce, jerimum, macaxeira, quiabo, fava, inhame, entre outras culturas”, informou o parlamentar.

Exemplo de produção

Apesar da produção exemplar, as famílias estão com ameaça de despejo pela Justiça. Na mais recente audiência, realizada no dia 18 de junho, na Comarca de Pedras de Fogo, os acampados levaram para frente do Fórum cinco toneladas de alimentos.

“Todos os alimentos foram doados à população. Foi uma prova para a justiça e para a opinião pública da viabilidade e capacidade de produção do acamamento, além de mostrarem a responsabilidade com a agricultura agroecológica. O que todos esperam é que não seja cometida mais uma injustiça com essas famílias que estão tirando o seu sustento da terra. Se não estivessem no acampamento, estariam com seus filhos passando fome nas periferias das cidades e vulneráveis à marginalidade”, afirmou o deputado.

Comissão de Direitos Humanos

No mês de agosto, a Comissão de Direitos Humanos e Minoras da Câmara Federal virá à Paraíba realizar uma audiência pública para discutir e procurar saídas para a situação de vários acampamentos, a exemplo do Arcanjo Belarmino, que estão com ameaça de despejo pela justiça.  A vinda da comissão à Paraíba é uma propositura do deputado Frei Anastácio, que teve requerimento aprovado pela Comissão por unanimidade.  A audiência reunirá os movimentos sociais, trabalhadores e autoridades estaduais e federais.

DEIXE AQUI SEU COMENTÁRIO

Please enter your name here

Please enter your comment!