IMG-20190324-WA0010

O deputado federal Frei Anastácio (PT/PB) parabeniza a população de Pombal pelos 157 anos de aniversário de elevação à cidade e os 321 anos de fundação e reafirma seu compromisso de ajudar o município, como deputado federal.

“Pombal é um dos mais importantes municípios na história da Paraíba, no desenvolvimento cultural, econômico e político. Tem um povo muito hospitaleiro e empreendedor. Reafirmo meu compromisso político de contribuir com emendas parlamentares para fortalecer ainda mais o desenvolvimento do município”, afirmou o deputado.

A história

A cidade recebeu três denominações: Arraial do Pinhancó, depois, Arraial de Nossa Senhora do Bom Sucesso do Pinhancó e, Vila Nova de Pombal em 04 de maio de 1772 quando ocorre sua emancipação política. Em 21 de julho de 1862, a vila é elevada a categoria de cidade, mantendo o mesmo nome.

Uma curisidade é que quando a Vila de Pombal ascendeu ao status de cidade, em 21 de julho de 1862, não teve necessidade de adquirir sua autonomia municipal por que isso já lhe havia sido assegurada em 04 de maio de 1772, quando transformara-se em Vila.

Portanto, em 1772 ou, mais propriamente, em 4 de maio de 1772 —viu-se ereta a Vila Nova de Pombal ou, simplesmente, Vila de Pombal. De imediato, fizeram-se eleições livres para o preenchimento dos cargos oficias da Câmara e elegeu-se presidente e Judiciário da Câmara o capitão-mor Francisco de Arruda Câmara que veio a ser o pai do intelectual pombalense Manuel de Arruda Câmara.
O denominaçãoda cidade foi uma homenagem a “Ribeira de Pombal”, cidade  Portuguesa onde possuia uma Quinta e veio a morrer no ostracismo aquele que foi o super Ministro do rei de Portugal D José I – O Maquês de Pombal (Sebastião José de Carvalho e Melo). Era um costume comum dá nomes de cidades do Império às cidades  na Colônia.

DEIXE AQUI SEU COMENTÁRIO

Please enter your name here

Please enter your comment!