O deputado federal Frei Anastácio (PT/PB) parabenizou os trabalhadores e trabalhadoras do Perímetro Irrigado de São Gonçalo, em Sousa/PB, pelos bons resultados da colheita, em plena pandemia. “Fico muito feliz em ver os resultados do nosso trabalho, junto aos agricultores, na luta que travamos junto ao DNOCS, no ano passado, pela abertura das comportas para irrigar a área agricultável. Só com arroz, os irrigantes devem faturar mais de R$ 7milhões, em plena pandemia”, comemorou o deputado.

Frei Anastácio destacou que todo esse resultado é fruto do esforço dos irrigantes, que estão produzindo sem nenhuma ajuda governamental. “Eles levantaram recursos próprios, realizaram a plantação e estão colhendo os frutos. Além de arroz, eles estão colhendo coco, melancia, tomate, banana, goiaba e outras culturas. Se esses trabalhadores recebessem atenção do poder público teriam uma produção extraordinária. Como deputado federal, estou ajudando e continuarei ao lado deles. Mas, os governos federal e estadual precisam investir naquela área”, disse.

Luta ao lado dos trabalhadores

O deputado lembrou que no ano passado entrou na luta em defesa dos irrigantes, a partir de solicitação da Comissão de Reativação e Modernização do Perímetro Irrigado de São Gonçalo (PISG), que é composta por membros da sociedade organizada, Federação das Indústrias da Paraíba, OAB, Empaer, Crea, AESA, Prefeitura de Sousa, Daesa, Dnocs e irrigantes dos núcleos 1, 2 e 3.

“Eles reivindicaram que os canais principais e secundários fossem reativados para que pudessem utilizar a água armazenada nos açudes próximos, para regar o plantio. Atualmente, há 1.014 famílias ocupando a área do perímetro, das quais 483 já estão oficializadas, e as outras esperam regularização da titularidade das áreas”, explicou o deputado. 

O parlamentar lembrou que, “além de enviar ofícios ao DNOCS fizemos pronunciamentos de apelos na Câmara Federal e tomamos outras medidas para ajudar aos irrigantes. Graças a Deus, eles estão colhendo os frutos dessa luta que não pode parar. Estamos ao lado dessas famílias e continuaremos nessa luta pela terra e na terra”, afirmou.

DEIXE AQUI SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here