Frei Anastácio parabeniza trabalhadores por criação de assentamentos nas várzeas de Sousa

O deputado estadual Frei Anastácio (PT) parabenizou, hoje (21), as 200 famílias de trabalhadores rurais das várzeas de Sousa, que conquistaram a criação de dois assentamentos da reforma Agrária, sexta-feira. “Fico alegre porque contribui muito na luta daquelas famílias, quando assumi a superintendência do Incra, de 2007 a março de 2010”, disse Frei Anastácio.

Frei Anastácio lembrou que em 2010, houve avanço no governo de José Maranhão em relação à luta pela terra. “Mas, foi no governo de Ricardo Coutinho que a terra passou definitivamente para os trabalhadores. “A concessão de direito real de uso dos dois imóveis públicos ao Incra e sua posterior destinação aos agricultores,  foi autorizada pela Lei Nº 10.676, publicada na edição do Diário Oficial do Estado da Paraíba,em 27 de abril de 2016.O governador foi pessoalmente às várzeas de Sousa sancionar a lei, com presença do então superintende do Incra, Cleofas Caju,muitos deputados e autoridades”, relatou.

De acordo com o deputado, os golpistas estão posando de bons moços, como se esse benefício fosse uma obra deles. “Mas, essa área das várzeas de Sousa, tem muita história e posso dizer com orgulho, que fiz parte de toda luta dos trabalhadores pela conquista daquela terra. Uma terra que já vinha produzindo mesmo sem ajuda do Incra, nem do governo federal”, afirmou.

As famílias das várzeas de Sousa já estavam produzindo milho, feijão, algodão colorido agroecológico, criam gado, aves e caprinos. “Quero parabenizar os trabalhadores que começaram a ocupação daquela área, desde o ano de 2004.Curiosamente, justamente depois de 13 anos de luta veio a criação dos dois assentamentos, com área soma 837 hectares”, disse.

Leia também