WhatsApp Image 2019-04-02 at 16.09.02

O deputado federal Frei Anastácio (PT) disse, hoje (02), durante as comemorações do Dia Mundial da Conscientização do Autismo, em sessão solene na Câmara, que está pronto para apoiar todos os projetos e medidas que venham beneficiar e garantir direitos desse público, que representa dois milhões de pessoas no Brasil. “Nosso mandato está à disposição dessa causa”, afirmou o deputado.

“Recebi em meu gabinete, com muita satisfação, representantes do Movimento do Orgulho Autista Brasil. Na oportunidade discutimos sobre como podemos realizar, por meio do mandato parlamentar, a divulgação e o acolhimento dos autistas pelo estado brasileiro. Reafirmo que estou pronto para ajudar nessa causa tão importante”, disse.

O deputado destacou que o autismo é pouco compreendido mesmo pelos médicos, e praticamente desconhecido pela população em geral. Isso contribui significativamente para que as vidas dos autistas e de suas famílias sejam ainda mais difíceis.

O que é o autismo?

Para além de respostas técnicas, parece não haver algo muito claro. Inclusive, fala-se em Transtorno do Espectro Autista justamente porque a síndrome manifesta-se de modos muito diferentes. Há autistas, por exemplo, que chegam a se integrar satisfatoriamente em suas comunidades, enquanto outros se afastam quase plenamente de contatos sociais.

“Ora, essa mesma observação pode se aplicar a pessoas com desenvolvimento psíquico considerado normal. Bom, é preciso não exagerar nessa comparação. Devemos promover a conscientização sobre o autismo, pois, é medida que beneficia a todos. No mundo, uma em cada 160 pessoas apresenta disfunção do espectro autista. Seria esperado, portanto, que todos conhecessem um autista. Se isso não ocorre, é porque os autistas não estão socialmente integrados como poderiam e deveriam. O que se verifica, portanto, é que não faltam razões para promover a conscientização sobre o autismo”, disse.

Além disso, segundo o deputado, as pessoas em geral ganham rica oportunidade para refletir sobre a condição humana, e, eventualmente, todos podem usufruir do aproveitamento das habilidades especiais do autista. “Desse modo, este dia marca importante ocasião para a evolução da concepção do autismo para uma visão mais harmônica e, portanto, promotora da boa ordem social”, concluiu.

DEIXE AQUI SEU COMENTÁRIO

Please enter your name here

Please enter your comment!