Frei Anastácio participa de assinatura de convênios entre Incra e cooperativas

O deputado Frei Anastácio participou da assinatura da ordem de serviço entre o Incra/PB e  Coonap (Cooperativa de Trabalho Múltiplo e Apoio às Organizações de Autopromoção),na manhã de segunda-feira,31, autorizando a prestação de serviço de Ates (Assistência Técnica, Social e Ambiental) em 28 assentamentos do lote denominado de Borborema, que possui 1.092 famílias.

O deputado esteve também na solenidade de assinatura da ordem de serviço entre a Cooperativa da Agricultura e Serviços Técnicos do Litoral Sul da Paraíba (COASP) e INCRA, que irá prestar assessoria técnica aos assentamentos de reforma agrária no Agreste, Várzea e Litoral Sul. A solenidade foi realizada no Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Itabaiana.

A vigência dos contratos entre as cooperativas e o Incra-PB será de dois anos, podendo ser prorrogado, mas o prazo de execução da Ater (Assistência Técnica e Extensão Rural) será de um ano, ao final do qual será apresentado um novo plano de trabalho.

         A assinatura da ordem de serviço aconteceu na sede da Comissão Pastoral da Terra (CPT), em Campina Grande. O trabalho dos técnicos da Coonap terá início tão logo aconteça a publicação no Diário Oficial.

 Na solenidade, o presidente da Coonap, Jonas Marques de Araújo, fez questão de relembrar um pouco da história da cooperativa, que neste ano está completando 20 anos e que foi fundada por pessoas que tiveram um importante papel dentro do movimento político do Brasil, entre eles, alguns ex-presos políticos.

Todos os técnicos da Cooperativa que darão assistência aos assentados estiveram presentes na solenidade de assinatura da ordem de serviço.

 O deputado estadual, Frei Anastácio, que também já foi superintendente regional do Incra-PB, destacou a importância do trabalho dos técnicos, levando projetos de melhoria de vida para os assentados. Segundo ele, o serviço oferecido aos assentamentos de Reforma Agrária da Paraíba é uma dos melhores do país. O atual superintendente, Cleofas Caju, reafirmou o compromisso do órgão com os assentados e ressaltou as experiências exitosas realizadas pela Coonap nos assentamentos onde já atuou.

 Na assinatura da ordem de serviço, também estiveram presentes representantes de alguns assentamentos, a exemplos do Vitória, Imbiras e Antônio Eufrouzino, que continuarão sendo acompanhados pela Coonap, e o Pequeno Richard que, depois de alguns anos, voltará a receber a assistência dos técnicos da cooperativa. Os assentados fizeram questão de falar sobre os benefícios recebidos a partir do trabalho desenvolvido pela Coonap.

Também estiveram presentes à solenidade o coordenador do programa de Ates do Incra/PB, José Vandilson do Nascimento Silva, e a agente da CPT, em Campina Grande, Vanúbia Martins.

Assessoria da Coonap, com redação do portal

 

Leia também