Frei Anastácio participa de documentário produzido por faculdade paulista

Foto 2

Frei Anastácio gravou entrevista para uma equipe de estudantes da Faculdade Casper Líbero,  de São Paulo, que estão produzindo documentário sobre a luta das oito famílias da comunidade  Oiteiro de Campina, localizada no município de Rio Tinto/PB, abordando ainda a situação dos moradores do município que são obrigados a pagar foro (imposto) à família Lundgren, simplesmente para terem o direito de ocupar o solo no município.
As oito famílias moram em Oiteiro numa área de 280 hectares, há pelo menos 150 anos, e estão enfrentando uma batalha na justiça para não serem despejadas pela família Lundgren, que alega ser dona das terras de todo o município de Rio Tinto. “Se fossem despejadas, essas famílias de posseiros não teriam para onde ir, e muitas pessoas são idosas acima de 70 anos”, ressaltou o Deputado.

História de luta chama atenção dos estudantes paulistas

A história de luta dessas famílias, assim como da cidade de Rio Tinto, onde todos os moradores pagam foro (imposto) para a família Lundgren, chamou a atenção de estudantes da Casper Líbero que foram passar férias no município. Diante do fato inusitado, eles resolveram realizar um vídeo sobre o assunto, como atividade acadêmica, abordando toda essa problemática, além da cultura do município e o poderio da família Lundgren, que no passado possuía a Companhia de Tecidos Rio Tinto, instalada na cidade.
Apoios

As famílias recebem apoio da Comissão Pastoral da Terra, a Associação Barra Viva, os mandatos do deputado estadual deputados Frei Anastácio e do deputado federal Luiz Couto, lideranças indígenas Potiguaras, a comunidade tradicional de Aritingui, professores da Universidade Federal da Paraíba, Ministério Público Federal, através do procurador José Godoy, Secretaria de Desenvolvimento Humano do Estado, comunidades religiosas vizinhas, Sindicatos e outros movimentos sociais passaram a acompanhar o conflito e contribuir com a resistência dos moradores e moradoras de praia de Oiteiro de Campina.

Leia também