Frei Anastácio participa de Feira da Semente da Paixão

O deputado estadual Frei Anastácio participou do encerramento da Sexta Feira da Semente da Paixão, realizada sexta-feira (16), na Praça Clementino Procópio, em Campina Grande, onde cerca de dois mil agricultores familiares de todas as regiões do estado expuseram as sementes crioulas, ou nativas cultivadas e conservadas pelas famílias camponesas há várias gerações.

“Fico feliz em saber que nosso mandato contribuiu com lei que criou os bancos de sementes da paixão em nosso estado. Hoje, vemos os resultados positivos dessa iniciativa, que se espalhou pelo estado garantindo uma produção livre dos transgênicos”, disse Frei Anastácio.

O deputado explica que durante esses encontros promovidos pela Articulação do Semiárido (ASA), as famílias aproveitam para fazer intercâmbio de sementes. “As famílias procuram adquirir sementes que ainda não chegaram à região onde moram. Com isso, diversificam a produção com novas culturas”, explicou o deputado.

Leis para agricultura familiar

Frei Anastácio lembrou que além da lei 7.298/2002, que instituiu os bancos de sementes no estado, o mandato dele conseguiu aprovar a lei 7.297/2002 que criou o Programa Estadual de Cisternas de Placas; a lei 9.781/2012, que instituiu o Dia Estadual de Combate ao uso de Agrotóxicos, comemorado em 19 de março, dia de São José; Lei 10.345/2014, que cria o Selo de Origem de Qualidade para produtos da agroindústria familiar. “São leis que ajudam os agricultores familiares a manterem sua produção com qualidade”, destaca.

Atividades no final de semana

Durante o final de semana, o deputado esteve ainda na creche Nosso Lar, em Esperança, conhecendo o funcionamento da instituição filantrópica, na condição de presidente da Comissão de Direitos Humanos da Assembleia e membro do Conselho Estadual da Criança e do Adolescente. Depois,ele visitou confrades no Convento de Ipuarana, em Lagoa Seca, onde eles estavam reunidos em encontro.

O parlamentar visitou também a Feira Agroecológica da reforma agrária, em Itabaiana; esteve no assentamento Almir Muniz, e participou de reunião dos trabalhadores das áreas de assentamentos da reforma agrária da região do Agreste, no Sindicato dos Trabalhadores Rurais também naquele município. Agricultores de 13 assentamentos e três acampamentos estavam presentes para discutir os problemas das áreas. “Esta semana iremos encaminhar algumas demandas que saíram dessa reunião e das outras atividades”, disse o deputado.

Nosso  Lar

Leia também