Frei Anastácio participa de Fórum Social Temático no Rio Grande do Sul

O deputado estadual Frei Anastácio (PT) está em Porto Alegre (RS), participando das atividades do Fórum Social Temático, que está começou dia 21 e terminará domingo (26). O evento, com atividades em Porto Alegre e Canoas, é promovido por ativistas de organizações não governamentais (ONGs), sindicatos, movimentos sociais brasileiros e de vários países da América Latina.

“Estou participando ao lado de várias lideranças sindicais paraibanas, a exemplo do presidente do Sindicato dos Comerciários, Eliezer Gomes e representantes da Central Única dos Trabalhadores (CUT). Já tivemos caminhada pelas ruas, com bandeiras e a palavra de ordem “América Latina não se rende ao capita”, disse o deputado.

O petista acrescentou que o tema principal do evento é “A crise capitalista, democracia, justiça social e ambiental. São assuntos que realmente precisam ser debatidos e refletidos. Estamos vivendo novos tempos em nosso país, com mudanças estruturantes implantadas pelo governo do PT. Ninguém pode negar isso, nem tampouco deixar de ver que precisamos avançar mais”, afirmou.

Até domingo, o fórum terá cerca de 270 atividades marcadas para salas da Usina do Gasômetro, Câmara Municipal, Assembleia Legislativa, Universidades Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e Luterana do Brasil (Ulbra) em Canoas e também ao ar livre, no Acampamento da Juventude, no Parque da Harmonia.

Frei Anastácio explicou que o Fórum é promovido por um comitê local, durante os anos que não há Fórum Social Mundial centralizado. A promoção este ano recebeu apoio dos governos federal e do Rio Grande do Sul, além da prefeitura de Porto Alegre. “O evento é tão grande que cada apoiador destinou o equivalente a R$ 1 milhão em infraestrutura, serviços e outras despesas”, disse o deputado. Entre os temas em debate estão a Educação como Direito Humano; Proteção e Defesa Civil; Redes de Cultura; Democracia Real; Pedagogia, Territórios e Resistências e o Programa Bolsa Família.

Leia também