Frei Anastácio participa de solenidade de anúncio de ações para a reforma agrária no Semiárido brasileiro

O deputado estadual Frei Anastácio participou de solenidade, ao lado do presidente do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), Carlos Mário Guedes de Guedes, nesta segunda-feira (26), às 9h, em Campina Grande (PB), onde foi realizado anúncio de Ações para a Reforma Agrária no Semiárido Brasileiro. O evento ocorreu no auditório do Instituto Nacional do Semiárido (Insa).

Segundo o deputado, a presença do presidente do Incra representa o governo federal trazendo benefícios para o estado da Paraíba. “Recentemente tivemos a presença do ministro do Desenvolvimento Agrário, Pepe Vargas, que veio entregar máquinas para a agricultura familiar. Um investimento que já ultrapassa os R$ 110 milhões. E agora tivemos a presença do presidente do Incra, Carlos Gueres, com mais benefícios”, disse o depurado.

 

Ações anunciadas

Entre as ações anunciadas estão a universalização da assistência técnica nos assentamentos localizados no Semiárido, que compreende regiões dos nove estados nordestinos e parte de Minas Gerais. Também foi assinado um termo de cooperação técnica entre o Incra e o Insa, que tem por objetivo a execução de ações conjuntas e coordenadas entre os dois institutos nos assentamentos localizados no Semiárido.

O presidente do Incra assinou, ainda, um protocolo de intenções com a Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) para os estudos relativos à oferta de um curso superior na área de saúde voltado ao público da reforma agrária, por meio do Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (Pronera). Executado pelo Incra, o programa tem a missão de ampliar os níveis de escolarização formal dos trabalhadores rurais assentados.

Participaram da solenidade autoridades federais, estaduais e municipais, além do superintendente do Incra na Paraíba, Cleófas Caju. Também estavam presentes, servidores da autarquia, e representantes das entidades que prestam assistência técnica em assentamentos do Semiárido paraibano, de órgãos e entidades parceiras da reforma agrária no estado e de movimentos sociais do campo também estarão presentes.

Às 14h da segunda-feira (26), também no auditório do Insa, o presidente nacional do Incra, participou da abertura do Encontro dos Superintendentes Regionais do Incra do Semiárido, que segue até a tarde desta terça-feira (27).

Leia também