Frei Anastácio pede investigação do uso de máquinas do PAC, em Jacaraú

FOTO AUDIÊNCIA O uso indevido das máquinas doadas pelo Governo Federal, através do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC2),pela Prefeitura do município de Jacaraú, foi tema de uma audiência pública realizada pela Câmara de Vereadores da cidade, nesta quarta-feira (9).”Ouvimos graves denúncia que vão além do desvio de função das máquinas do PAC. Entregarei um relatório aos órgãos competentes pedindo providências”,disse o deputado estadual Frei Anastácio (PT), que participou da reunião.

Várias lideranças políticas, presidentes de sindicatos rurais, vereadores, além do vice-prefeito de Jacaraú, José André, e trabalhadores rurais participaram da audiência. Segundo as denúncias feitas, durante a reunião, pelos trabalhadores rurais, os abusos vão desde horas de trabalho dos tratores não cumpridas até utilização das máquinas em outros municípios, ou para pessoas que não tem o direito. “O Conselho que teria o poder de decidir a agenda das máquinas não funciona e só aliados políticos são beneficiados”, disse o trabalhador rural Antônio de Pádua.

Segundo Frei Anastácio, também realizaras muitas críticas à gestão do prefeito do município de Jacaraú, João Ribeiro, pela falta de atenção da prefeitura em relação os agricultores dos assentamentos da reforma agrária.

Na portaria do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA),essas máquinas tem como princípio fundamental servirem aos trabalhadores rurais assentados, ribeirinhos, quilombolas e indígenas, para melhoramento da infraestrutura rural, ou seja, na construção de estradas, limpeza de barreiras, açudes e cabe ao Conselho administrar onde será a atuação do maquinário. Para a prefeitura, fica a responsabilidade de elaborar relatório de atividade dos tratores com informações de como e onde elas foram utilizadas, enviando para o MDA, Câmara Municipal e para o Conselho.

Frei Anastácio informou que no mês de maio, outra reunião será feita para apresentação de um relatório, com base nas denúncias dos trabalhadores. “A partir desse relatório, queremos buscar solução para que essas máquinas sirvam plenamente aos trabalhadores do campo e que todos avancem na produção de alimentos”, concluiu o deputado. Segundo o MDA, a Paraíba recebeu 1.059 máquinas/equipamentos, totalizando R$ 276 milhões, para 201 municípios.

—————————————————————

Gabinete do Deputado Frei Anastácio Ribeiro – PT/PB­Praça João Pessoa, s/n – Centro CEP. 58013 – 900 ­Telefones Gabinete: (83) 3214.4522/4521-assessoria@freianastacio.com.br-www.freianastacio.com.br

Leia também