Frei Anastácio pede providências para abastecimento de água em Esperança e Condado

O deputado estadual Frei Anastácio apresentou requerimento, hoje (04), na Assembleia Legislativa, solicitando providências para amenizar o sofrimento de moradores de Esperança e Condado, que estão sofrendo muito com a falta de água. “São comunidades na zona rural e bairros que estão sofrendo há muito tempo”, disse o deputado.

O parlamentar disse que espera a manifestação da Assembleia direto com o presidente da Cagepa, Hélio Paredes Cunha Lima e Ronaldo Amâncio Meneses, Gerente Regional CAGEPA, em forma de apelo. “Esse apelo é no sentido de que eles concentrem esforços a fim de buscar saídas para resolver a falta de água em alguns bairros do município de Esperança e Condado”, disse.

Em Esperança os bairros são seguintes: Bela Vista, São Sebastião, Britador, Usina e Beleza dos Campos. A população desses bairros, segundo o deputado, convive com a falta de água nas torneiras há bastante tempo. Segundo os moradores, nos contatos feitos junto à CAGEPA, a Companhia tem alegado a insuficiência de funcionários e de material para a troca de canos.

“Neste sentido, estou recorrendo a está Casa Legislativa que encaminhe manifestação às direções da Cagepa apelando para que essa situação seja resolvida e o sofrimento daquelas famílias seja minimizado.

Poços em Condado

O outro requerimento, apresentado por Frei Anastácio, é solicitando manifestação da Assembleia é direcionado ao secretário de estado da Infraestrutura, dos Recursos Hídricos, do Meio Ambiente, e da Ciência e Tecnologia, João Azevedo para que seja feita a perfuração de dois poços artesianos no Projeto de Assentamento Nova Conquista I, antiga fazenda São Vicente, localizado no município de Condado.

A perfuração desses poços, de acordo com o deputado, visa atender as mais de 50 famílias assentadas naquele projeto. Essas 50 famílias assentadas, representam aproximadamente 300 pessoas que moram no local. “Esses poços irão atender à demanda de água para o consumo humano e para matar a sede de animais daquela área que vem sofrendo com o fenômeno da estiagem”, disse.

Voto de aplauso a novo Bispo Diocesano de Guarabira

O parlamentar também apresentou voto de aplauso ao novo Bispo Diocesano de Guarabira, Aldemiro Sena dos Santos, em razão da sua nomeação pelo papa Francisco para  Bispo da diocesano de Guarabira.

Atualmente com 53 anos de idade, monsenhor  Aldemiro é natural de Ibirataia (BA). Formado em Filosofia e Teologia pelo Instituto de Teologia de Ilhéus, foi ordenado sacerdote em 1992, na Catedral de São Sebastião, em Ilhéus. Como presbítero, exerceu, entre os anos de 1993 a 1996, o posto de reitor do Seminário Menor São Domingos Sávio, em Ilhéus. Paralelo a esta experiência, também foi pároco da Paróquia Nossa Senhora da Escada, em Olivença, Ilhéus.

De 1996 a 1998, exerceu o sacerdócio na Paróquia Nossa Senhora da Conceição, em Barro Preto, Ilhéus. Entre os anos de 1998 a 2007, o sacerdote foi pároco da Paróquia Nossa Senhora Aparecida, em Ilhéus, ao mesmo tempo era coordenador do Centro de Treinamento de Líderes Santa Cruz, na mesma cidade.

Em 2006, foi eleito representante do clero diocesano, cargo que ocupou até o ano de 2014. Em 2007, foi nomeado pároco da Paróquia São Francisco de Assis, em Ilhéus. De 2013 a 2014, padre Aldemiro exerceu o posto de presidente dos presbíteros do regional Nordeste III da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Desde 2015, ele exerce a provisão de pároco da Paróquia São Jorge e Catedral de São Sebastião, em Ilhéus. Também é ecônomo da diocese e presidente da Sociedade São Vicente de Paulo, que inclui o abrigo para idosos.

 

Leia também