FB_IMG_1556052439036

O deputado federal Frei Anastácio (PT/PB) defendeu, hoje (23), no plenário da Câmara, a manutenção do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), que teve os recursos financeiros cortados pelo governo Bolsonaro. “É um absurdo deixar o Suas sem recursos. O governo cortou R$ 2,5 bilhões do Suas”, disse o deputado.

Frei Anastácio relatou que  participou do lançamento da Frente Parlamentar em defesa do Suas e ficou muito preocupado com a informação de que o governo federal não garantiu nenhum recurso financeiro para o Sistema.

“Esse sistema tão importante para muitos serviços de assistência à população está sendo destruído pelo atual governo. Centros de Referência da Assistência Social, Centros de Referência Especializados de Assistência Social e Centros de Referência Especializados para a População em Situação de Rua, entre outros serviços, estão todos prejudicados”, lamentou.

O parlamentar disse que “é lamentável como esse governo está tratando os que mais necessitam em nosso país. Na reunião da Frente em defesa do Suas foi informado que o Governo Federal não prometeu nada para o sistema. O Suas está precisado de R$2,5 bilhões. É preciso que o governo tenha sensibilidade e libere os recursos para que o SUAS volte a funcionar”, destacou.

O que é o Suas

O Suas foi implantado em 2005. É um sistema constituído nacionalmente com direção única, caracterizado pela gestão compartilhada e cofinanciamento das ações pelos três entes federados e pelo controle social exercido pelos Conselhos de Assistência Social dos municípios, Estados e União.No Suas, as ações da assistência social são organizadas tendo como referência o território onde as pessoas moram, considerando suas demandas e necessidades.

Os programas, projetos, serviços e benefícios devem ser desenvolvidos nas regiões mais vulneráveis, tendo a família como foco de atenção. As ações da assistência social no Suas são organizadas em dois tipos de proteção: básica e especial, e desenvolvidas e/ ou coordenadas pelas unidades públicas: Centros de Referência da Assistência Social (CRAS), Centros de Referência Especializados de Assistência Social (CREAS) e Centros de Referência Especializado para a População em Situação de Rua (Centro POP) e de forma complementar, pela Rede Socioassistencial Privada do Suas.

DEIXE AQUI SEU COMENTÁRIO

Please enter your name here

Please enter your comment!