Frei Anastácio recebe prêmio na Áustria

anastacio1O deputado estadual Frei Anastácio (PT) receberá sexta-feira (21), na Áustria, o prêmio Dom Oscar Romero concedido pelo Movimento dos Homens Católicos da Áustria (KMB-national), pelo trabalho humanitário que vem realizando junto aos trabalhadores rurais e comunidades carentes, como um dos fundadores da Comissão Pastoral da Terra (CPT) e na condição de parlamentar.

O prêmio, criado em 1981, já contemplou pessoas de diversos países, a exemplo do Equador, México, Costa Rica, Kênia, Colômbia, Peru, Guatemala e Brasil. O objetivo do KMB-national, é reconhecer o trabalho de pessoas e entidades na luta não violenta para um mundo mais justo e solidário.

A entrega do prêmio terá a participação de religiosos e políticos da Áustria. A solenidade será realizada na comunidade Fernitz, zona rural de Graz, capital de Siteiermark,com participação do governador do estado e do bispo arquidiocesano.

Frei Anastácio está acompanhado pelo chefe de gabinete, Aristides Vilar Nino e pela coordenadora da CP de João Pessoa, irmã Tânia Maria de Sousa. Depois da entrega do premio, os três irão proferir palestras em vários locais e em uma universidade da Áustria, sobre a conjuntura econômica e política do Brasil, além de abordar os avanços e entraves da reforma agrária na Paraíba e no país. A comitiva só estará de volta à Paraíba, no dia 03 de dezembro.

“Eu me sinto honrado em receber esse prêmio, que já foi conferido a pessoas de diversas partes do mundo. Fico feliz ao saber que, enquanto muitos discriminam a luta que fazemos pelos pobres, aqui, lá fora existem organizações nos dando força, apoio e reconhecimento sobre um trabalho que já transformou muitas vidas para melhor”, disse Frei Anastácio.

Sobre o nome do prêmio  Dom Oscar Romero

Dom Oscar Romero foi assassinado quando celebrava uma missa, em 24 de março 1980, por um atirador de elite do exército salvadorenho, treinado nas Escola das Américas. Sua morte provocou uma onda de protestos em todo o mundo e pressões internacionais por reformas em El Salvador.

Em 2010, a Assembleia Geral das Nações Unidas proclamou o dia 24 de março como o Dia Internacional pelo Direito à Verdade acerca das Graves Violações dos Direitos Humanos e à Dignidade das Vítimas. A data foi criada em reconhecimento à atuação de Dom Romero em defesa dos direitos humanos.

Assessoria de Imprensa- E-mail: assessoria@freianastacio.com.br /Fones do gabinete – 083-3214-4522/4521/escritório:3222-6618-Fones do deputado: 8861-7284/9151-6000/

Leia também