O deputado estadual Frei Anastácio (PT) registrou hoje (22), no plenário da Assembleia Legislativa, a realização do seminário da tendência Movimento PT, sábado (18), em João Pessoa, que teve participação de 200 militantes de 40 municípios de todas as regiões do Estado. “O seminário foi um sucesso e mostrou que nossa tendência está fortalecida para defender o PT e o governo Dilma. Rechaçamos qualquer tentativa de golpe contra a democracia”, disse o deputado.
O deputado disse que a presença da vice-presidente nacional do PT, senadora Fátima Bezerra (PT/RN), como principal palestrante, foi muito importante para aprofundar o debate sobre a conjuntura política e econômica do Brasil. “Os debates durante o seminário serviram para fortalecer a nossa convicção de que devemos lutar contra a tentativa de golpe orquestrada pela direita desse país, que não aceita a presença de um governo popular. Defendemos ainda que os culpados pelos desmandos com o dinheiro público sejam punidos, mas com ampla oportunidade de defesa”, disse Frei Anastácio.
Além dos militantes, também estiveram presentes no seminário o presidente estadual do PT, Charlinton Machado que participou da abertura, Paulo Marcelo, presidente estadual da CUT e Zizo, que representou o mandato do deputado federal Luiz Couto. Ainda contou com a presença de militantes da tendência que ocupam cargos eletivos, a exemplo de muitos vereadores e prefeitos, entre eles, Zé Bento, prefeito do município de Soledade.
O principal momento do seminário foi a palestra da senadora Fátima Bezerra, que discutiu os desafios atuais e perspectivas de futuro para o partido e para o Brasil. “Os militantes tem um papel fundamental em nosso partido, porque são eles que levarão para suas bases, conhecimento e oxigênio partidário, para que as mentiras e tentativas de desgastar o partido sejam anuladas, além de fortalecer a defesa dos programas sociais implantados desde o inicio da gestão do nosso partido”, afirmou a senadora.
No final do seminário, foi apresentada uma resolução, sobre o que o Movimento PT pensa do atual momento, o que acha das ações do governo Dilma e o quer ver para o futuro. No documento, ainda contém afirmações que a força não concorda com qualquer medida econômica que venha afligir o bolso da população, e que o governo terá que encontrar outras formas para os ajustes fiscais. O ponto alto da resolução é o rechaçamento de qualquer tentativa de golpe da direita conservadora para derrubar um governo eleito de forma legítima, através do voto do povo.
“Sabemos que as grandes empresas, a mídia elitista e a direita, que defende o acumulo de riqueza, a exploração do trabalho, querem derrubar o governo do PT, que vem lutando para reduzir a pobreza, diminuir a desigualdade social, melhorar a distribuição de renda. Não vamos nos calar e vamos para a rua se assim for preciso” ressaltou Frei Anastácio. O deputado Buba Germano fez aparte durante o discurso de Frei Anastácio para elogiar a iniciativa de realização do seminário do Movimento PT,do qual ele também participou para ouvir a palestra da Senadora Fátima Bezerra. O deputado também ressaltou que apoia a posição tomada pelo seminário de rechaçar qualquer tentativa de golpe contra o governo Dilma.