Frei Anastácio registra voto de aplauso à Festa das Sementes da Paixão

O deputado estadual Frei Anastácio registrou, hoje (10), na Assembleia Legislativa, voto de aplauso à 7ª Festa Estadual das Sementes da Paixão, realizada de quinta-feira a sábado, da semana passada, em Boqueirão. “A ASA – Articulação do Semiárido – e todos que organizaram a festa estão de parabéns pelo sucesso do evento”, disse Frei Anastácio.

O deputado relatou que o mandato dele vem contribuindo com a atividade dos agricultores familiares com várias leis. Entre elas, a Lei 7.298 de 27 de dezembro de 2002 que institui, na Paraíba, a criação do Programa Estadual de Bancos de Sementes. “Temos a Lei 7.298/2002, que instituiu os bancos de sementes no estado. O nosso mandato também conseguiu aprovar a lei 7.297/2002 que criou o Programa Estadual de Cisternas de Placas”, disse.

Ele acrescentou que outra iniciativa do mandato foi a aprovação da Lei 9.781/2012 que instituiu o Dia Estadual de Combate ao uso de Agrotóxicos, comemorado em 19 de março, dia de São José. “Outra iniciativa do nosso mandato é a Lei 10.345/2014, que cria o Selo de Origem de Qualidade para produtos da agroindústria familiar. São leis que ajudam os agricultores familiares a manterem sua produção com qualidade”, relatou.

A Festa da Semente da Paixão contou com palestras, oficinas, debates, feiras, uma caminhada e ato público nas ruas da cidade. A festa teve a participação de 800 pessoas que representaram todas as regiões do estado.

O evento, promovido pela Articulação do Semiárido (Asa), é um dos canais usados pelos agricultores familiares para propagar a importância da semente da paixão para a sobrevivência no semiárido. Durante a festa, os agricultores realizaram exposição das sementes utilizadas por eles no semiárido.

Além de venda de muitos produtos da terra, eles realizaram troca solidária de sementes, de produtos agrícolas e de animais. Entre as atividades, eles participarem de oficinas temáticas com objetivo de construir estratégias para o fortalecimento de um projeto de sementes para o estado da Paraíba.

Sementes da paixão é o nome dado pelos agricultores ao grande patrimônio genético cultivado pelas famílias paraibanas. É bom salientar, que a Assembleia Legislativa já contribuiu com essas atividades através de várias leis de autoria do nosso mandato. “Um dos pontos relevantes da festa foi a presença de muitos jovens que estão envolvidos com a agricultura familiar. Isso garante o futuro da preservação da boa agricultura e da semente da paixão”, disse.

Leia também