Frei Anastácio solicita obras para balde de açude, em Mogeiro

Frei

O deputado estadual Frei Anastácio solicitou, hoje (05), na tribuna da Assembleia, que o secretário de Infraestrutura do estado, João Azevedo, atenda a um requerimento de autoria dele e aprovado pelo Poder Legislativo, solicitando a recuperação do balde do açude do assentamento Dom Marcelo, em Mogeiro.

“Além de abastecer o assentamento, aquele açude é fonte de água para outras comunidades e povoados. Mas, infelizmente o balde está com rachaduras e buracos. Caso aquele açude venha a se romper, poderá levar consequências graves para a população da região. O açude recebe água do rio Curimataú”, informou.

Segundo o parlamentar, os moradores temem que o volume do rio suba e aconteça uma tragédia. “Se houver rompimento, o volume de água atingirá moradores de comunidades e cidades que estão no curso do rio Curimataú. Para se ter uma ideia, só no assentamento Dom Marcelo, vivem mais de 100 famílias”, alertou.

Frei Anastácio relatou que o assentamento se destaca pela produção de macaxeira, milho, fava, feijão, batata-doce, amendoim e inhame. Além da produção de alimentos, os assentados se dedicam à criação de ovelhas, bodes, gado, galinha, peru e guinés. O assentamento Dom Marcelo Carvalheira tem área 2.400 hectares e foi criado há 10 anos.

“Esse conserto deveria ter sido feito pelo INCRA. Mas, como o governo golpista não tem nenhum interesse pela reforma agrária, estamos apelando para o governo do estado. O governo golpista tem uma única grande preocupação, que é entregar títulos da terra aos assentados. Ele quer se livrar das responsabilidades com os assentados. E essa entrega de títulos possibilitará aos desonestos dar descaminho as terras que foram destinadas à reforma agrária. Por isso, espero que o secretário João Azevedo atenda a esse requerimento aprovado por esta casa, para reparar o baldo do Açude do Assentamento Dom Marcelo Carvalheira”, afirmou o deputado.

Leia também