Frei Anastácio solicita providências à Secretaria de Segurança para acabar com violência contra trabalhadores rurais, em Mogeiro

O deputado estadual Frei Anastácio, líder do PT na Assembleia Legislativa, enviou ofício à Secretaria de Segurança Pública, solicitando providências contra a ação de capangas na fazenda Paraíso, em Mogeiro. “Os capangas já queimaram uma casa e utensílios domésticos, destruíram lavouras e promovem constantes tiroteios na área”, denunciou o deputado que esteve na área durante o final de semana.

Segundo Frei Anastácio, a fazenda tem trinta famílias de posseiros que vivem na área há mais de 50 anos, a exemplo de seu Manoel Cícero, de 95 anos de idade, que está passando por todos esses transtornos e temendo perder a vida. As famílias estão reivindicando o direito à terra.

“O pior de tudo é que os posseiros já foram várias vezes prestar queixa na delegacia de Mogeiro e não conseguiram fazer o boletim de ocorrência. Lá, não existe delegado e o escrivão Beethovem Dout Gomes, além de tratar mal os trabalhadores, se recusa a fazer o registro das ocorrências”, afirmou o parlamentar.

Frei Anastácio disse esperar que a Secretaria de Segurança tome providências urgentes para inibir a ação dos capangas que atuam na área. “Eles são pagos para aterrorizar os posseiros, pelo proprietário da fazenda, José Guilherme, que também é dono da usina Maravilha e a Curangi, em Pernambuco”, informou o deputado.

O petista disse que a ação dos capangas é comandada por um homem chamado Luciano, que mora na comunidade Coriatá, em Mogeiro, e outros quatro comparsas que vieram de Pernambuco. “O pior de todos é esse tal de Luciano, que é considerado o novo “Sérgio Azevedo”, na perseguição de trabalhadores rurais”, afirmou o deputado.

O parlamentar acrescentou que Luciano, já esteve preso durante seis meses, pela mesma prática de ameaças de morte a trabalhadores. “Ele e o marido da ex-vice-prefeita de Mogeiro, Maria Luísa, foram presos por atirar nos trabalhadores da fazenda Salgadinho, também em Mogeiro. O marido da ex-vice-prefeita foi solto em poucos dias, mas o capanga ficou preso seis meses. Agora, ele voltou a atuar da mesma forma”, relatou o deputado.

 

Visita de Dilma à Paraíba

FOTO DILMA 2O líder do PT na Assembleia também falou sobre a visita da presidente Dilma, que veio inaugurar um túnel da transposição de águas do São Francisco, em São José de Piranhas. “Esse é o maior túnel condutor de água doce da América Latina. É bom dizer, também, que 75% das obras da transposição já estão prontas e depois de concluídas vão beneficiar 12 milhões de nordestinos”, disse o deputado.

O deputado disse ainda que se as obras não estivessem atrasadas, a tão esperada água do São Francisco estaria sendo conduzida por rios contaminados até com esgoto, na Paraíba. “Eu venho denunciando que os rios da Paraíba não estão preparados para receber a água da transposição. Falta ação do governo do estado, para ajudar na despoluição dos rios, que estão tomados até por esgotos domésticos”, alertou o deputado.

Leia também