MDA abre processo de inscrição de empreendimentos para a 9ª Fenafra

O Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) irá realizar, entre os dias 30 de setembro e 30 de outubro, o processo de inscrição dos empreendimentos para a 9ª Feira Nacional da Agricultura Familiar e Reforma Agrária (Fenafra) – Brasil Rural Contemporâneo. Nesta edição, a Delegacia Federal de Desenvolvimento Agrário da Paraíba (DFDA-PB) será a responsável por coordenar o processo de análise e escolha dos empreendimentos que irão participar do evento.

A Paraíba dispõe de 14 vagas para produtores oriundos da Agricultura Familiar e da Reforma Agrária, beneficiários das políticas públicas do MDA. Desse total de vagas, duas serão destinadas para os grupos interessados no fornecimento de alimentação nas Ilhas de Refeições & Lanches da Fenafra, e as outras 12 vagas serão distribuídas entre empreendimentos da Agroindústria e do Artesanato.

Para eleger os empreendimentos que participarão da feira, será constituída uma “Comissão de Seleção” composta por representantes de instituições parceiras na execução das políticas públicas e de representantes de organizações da Agricultura Familiar. Com base no enquadramento em critérios, a comissão determinará os selecionados.

Os interessados em participar da feira devem solicitar os formulários de inscrição e encaminhar suas propostas à Delegacia Federal do Desenvolvimento Agrário da Paraíba (DFDA-PB), juntamente com os seguintes documentos: declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP Física ou Jurídica); registro sanitário de cada tipo de produto; nota fiscal para a remessa das mercadorias; e a permissão ou solicitação de uso do Selo de Identificação da Participação da Agricultura Familiar (Sipaf).

Para atender à demanda, a DFDA-PB se coloca à disposição para elucidar dúvidas e prestar mais esclarecimentos, através do telefone (83) 3049-9228. Além disso, também é possível entrar em contato por meio dos e-mails dfda-pb@mda.gov.br,jefferson.palmeira@mda.gov.br e inez.guedes@jpa.incra.gov.br.

IX Fenafra

A 1ª edição da Fenafra foi realizada em 2004, em Brasília (DF), e para fechar este 1° ciclo, a Feira retorna à capital federal, a fim de celebrar todos os resultados já alcançados até agora.

A Fenafra vai reunir, mais uma vez, o Brasil Rural em um só lugar. A Feira gera renda e divulga o modo de vida dos agricultores familiares e sua produção, bem como as Políticas e Programas geridos pelo MDA para a Agricultura Familiar.

 

Leia também